https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35115
Tipo: | Tese |
Título: | Experiências formativas em História no YouTube inspiradas na série televisiva Game of Thrones |
Título(s) alternativo(s): | Formative experiences in History on YouTube inspired by the TV series Game of Thrones |
Autor(es): | Macedo, Társio Roberto |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Cristina Maria D'Ávila |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Santos, Edméa Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mussi, Amali de Angelis |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Carlos Augusto Lima |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Edméa Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Guerra, Denise Moura de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee5: | Zen, Giovana Cristina |
Resumo: | O constructo de pesquisa da presente tese fundamenta-se em conteúdos de vídeo compartilhados em rede, que dialogam através de elementos da cultura pop com narrativas históricas, tendo a série televisiva Game of Thrones como subsídio fundante. A investigação em pauta busca compreender como se configuram experiências compreensivas na formação em História, em rede, tendo como dispositivo mediador de interpretação as interações no canal do YouTube com conteúdos que relacionam cultura pop e narrativas históricas a partir da série televisiva mencionada. Foram utilizados referenciais teóricos de autores como D’Ávila (2016), Santos (2013, 2015, 2016, 2019), Macedo (2006, 2010). Trata-se de uma pesquisa de inspiração etnográfica (AMARAL, 2010; HINE, 2000, 2005, 2009; KOZINETS, 2010) em redes digitais com análise de conteúdos de base hermenêutica. O campo epistemológico ao qual pertence a presente tese é o campo da Educação, especificamente, o campo da formação em História na cibercultura (MACEDO, 2013). Utilizou-se como dispositivos para busca de informações os diários online (BARBOSA, 2012; GUERRA e MACEDO, 2013; SANTOS, 2013) e observação participante (MACEDO, 2006). As categorias de análise de base hermenêutica ou noções subsunçoras que permitiram a análise das informações foram construídos no processo da pesquisa (BRUYN, 1996; MACEDO, 2006). Concluiu-se que, a partir das noções subsunçoras os potenciais lúdico-formativos se explicitam nas interações construídas no YouTube, experienciadas via interpretações da série televisiva. Ressalta-se, assim, a necessidade de se multirreferencializar o ensino de História e de se compreender de forma mais profunda, lúdica e ampliada a formação em História. |
Abstract: | The research construct of this thesis is based on video content shared on a network, which dialogues through elements of pop culture with historical narratives, with the television series Game of Thrones as a founding subsidy. The research on the agenda seeks to understand how comprehensive experiences are formed in the formation of History, in a network, having as a mediating device of interpretation the interactions on the YouTube channel with contents that relate pop culture and historical narratives from the mentioned TV series. Theoretical references from authors such as D’Ávila (2016), Santos (2013, 2015, 2016, 2019), Macedo (2006, 2010) were used. It is an ethnographic-inspired research (AMARAL, 2010; HINE, 2000, 2005, 2009; KOZINETS, 2010) on digital networks with analysis of hermeneutic-based content. The epistemological field to which this thesis belongs is the field of Education, specifically, the field of formation in History in cyberculture (MACEDO, 2013). Online diaries (BARBOSA, 2012; GUERRA and MACEDO, 2013; SANTOS, 2013) and participant observation (MACEDO, 2006) were used as devices to search for information. The categories of analysis based on hermeneutics or subsunitive notions that allowed the analysis of information were constructed in the research process (BRUYN, 1996; MACEDO, 2006). It was concluded that, based on the sub-subconscious notions, the playful-formative potentials are made explicit in the interactions built on YouTube, experienced via interpretations of the television series. Thus, the need to multiply the teaching of History and to understand in a more profound, playful and expanded way the formation in History is emphasized. |
Palavras-chave: | Formação Cibercultura Ensino de História Ludicidade Youtube (Recurso eletrônico) Interação Game of Thrones (Programa de televisão |
CNPq: | Ciências Humanas Educação Ensino Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35115 |
Data do documento: | 31-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese de Doutorado.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.