Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35103
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A memória em processos criativos da cena
Autor(es): Gomes, Bruna
Primeiro Orientador: Oliveira, Urânia
metadata.dc.contributor.referee1: Salles, Nara
metadata.dc.contributor.referee2: Cajaíba, Luíz
Resumo: Esta pesquisa em forma de memorial reflexivo tem como objetivo central investigar o uso da memória em processos artísticos e pedagógicos dentro de teatro. Através da descrição e análise de três trabalhos artísticos desenvolvidos dentro da universidade: Esquizofrenia Contemporânea, Boladona e Muros do Absurdo, que tiveram como recurso o uso da memória e experiências pessoais como propulsores de seu processo criativo. Bem como a reflexão acerca da prática docente no componente Estágio III em que a temática da memória foi utilizada em seu percurso pedagógico. Aqui a memória é pensada em estreita relação com a experiência, não se tratando de uma pesquisa acerca de trabalhos autobiográficos, mas de uma prática teatral que pensa a arte em uma linha tênue com a própria vida. Assim, também trago reflexões sobre a cena teatral contemporânea, o teatro performativo e a linguagem da performance.
Abstract: This research in the form of a reflective memorial has as its main objective to investigate the use of memory in artistic and pedagogical processes within the theater. Through the description and analysis of three artistic works developed within the university: Esquizofrenia Contemporânea, Boladona and Muros do Absurdo, which had as a resource the use of memory and personal experiences as propellers of their creative process. As well as the reflection on the teaching practice in the Estagio III component in which the theme of memory was used in its pedagogical path. Here, memory is thought of in a close relationship with experience, not being a research on autobiographical works, but a theatrical practice that thinks art in a fine line with life itself. Thus, I also bring reflections on the contemporary theatrical scene, performative theater and the language of performance.
Palavras-chave: Memória; Experiência; Teatro contemporâneo; Pedagogia Teatral
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35103
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc bruna dos anjos versao final.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.