Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Bruna-
dc.date.accessioned2022-04-18T13:00:00Z-
dc.date.available2022-03-09-
dc.date.available2022-04-18T13:00:00Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35103-
dc.description.abstractThis research in the form of a reflective memorial has as its main objective to investigate the use of memory in artistic and pedagogical processes within the theater. Through the description and analysis of three artistic works developed within the university: Esquizofrenia Contemporânea, Boladona and Muros do Absurdo, which had as a resource the use of memory and personal experiences as propellers of their creative process. As well as the reflection on the teaching practice in the Estagio III component in which the theme of memory was used in its pedagogical path. Here, memory is thought of in a close relationship with experience, not being a research on autobiographical works, but a theatrical practice that thinks art in a fine line with life itself. Thus, I also bring reflections on the contemporary theatrical scene, performative theater and the language of performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemória; Experiência; Teatro contemporâneo; Pedagogia Teatralpt_BR
dc.subject.otherMemory; Experience; Contemporary Theater; Theater pedagogy.pt_BR
dc.titleA memória em processos criativos da cenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Urânia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781619787919218pt_BR
dc.contributor.referee1Salles, Nara-
dc.contributor.referee2Cajaíba, Luíz-
dc.description.resumoEsta pesquisa em forma de memorial reflexivo tem como objetivo central investigar o uso da memória em processos artísticos e pedagógicos dentro de teatro. Através da descrição e análise de três trabalhos artísticos desenvolvidos dentro da universidade: Esquizofrenia Contemporânea, Boladona e Muros do Absurdo, que tiveram como recurso o uso da memória e experiências pessoais como propulsores de seu processo criativo. Bem como a reflexão acerca da prática docente no componente Estágio III em que a temática da memória foi utilizada em seu percurso pedagógico. Aqui a memória é pensada em estreita relação com a experiência, não se tratando de uma pesquisa acerca de trabalhos autobiográficos, mas de uma prática teatral que pensa a arte em uma linha tênue com a própria vida. Assim, também trago reflexões sobre a cena teatral contemporânea, o teatro performativo e a linguagem da performance.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc bruna dos anjos versao final.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.