Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Gomes, Bruna | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T13:00:00Z | - |
dc.date.available | 2022-03-09 | - |
dc.date.available | 2022-04-18T13:00:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35103 | - |
dc.description.abstract | This research in the form of a reflective memorial has as its main objective to investigate the use of memory in artistic and pedagogical processes within the theater. Through the description and analysis of three artistic works developed within the university: Esquizofrenia Contemporânea, Boladona and Muros do Absurdo, which had as a resource the use of memory and personal experiences as propellers of their creative process.
As well as the reflection on the teaching practice in the Estagio III component in which the theme of memory was used in its pedagogical path.
Here, memory is thought of in a close relationship with experience, not being a research on autobiographical works, but a theatrical practice that thinks art in a fine line with life itself.
Thus, I also bring reflections on the contemporary theatrical scene, performative theater and the language of performance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória; Experiência; Teatro contemporâneo; Pedagogia Teatral | pt_BR |
dc.subject.other | Memory; Experience; Contemporary Theater; Theater pedagogy. | pt_BR |
dc.title | A memória em processos criativos da cena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Urânia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2781619787919218 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Salles, Nara | - |
dc.contributor.referee2 | Cajaíba, Luíz | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa em forma de memorial reflexivo tem como objetivo central investigar o uso da memória em processos artísticos e pedagógicos dentro de teatro. Através da descrição e análise de três trabalhos artísticos desenvolvidos dentro da universidade: Esquizofrenia Contemporânea, Boladona e Muros do Absurdo, que tiveram como recurso o uso da memória e experiências pessoais como propulsores de seu processo criativo. Bem como a reflexão acerca da prática docente no componente Estágio III em que a temática da memória foi utilizada em seu percurso pedagógico. Aqui a memória é pensada em estreita relação com a experiência, não se tratando de uma pesquisa acerca de trabalhos autobiográficos, mas de uma prática teatral que pensa a arte em uma linha tênue com a própria vida. Assim, também trago reflexões sobre a cena teatral contemporânea, o teatro performativo e a linguagem da performance. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro
|