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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A finalidade da educação considerações a partir de Hannah Arendt
metadata.dc.creator: Souza, Mariana Valdelice de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Vanessa Sievers de
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Kleverton Bacelar
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Vanessa Sievers de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Wilson Nascimento
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, a questão da finalidade da educação é analisada a partir da perspectiva de Hannah Arendt. Para a autora, a educação é o processo responsável por intermediar a relação entre o ser humano ainda em formação e o mundo já existente. Segundo ela, a educação tem sua crise desencadeada pelos impactos do aparecimento e crescimento da esfera social, sendo que a mesma faz parte de uma crise geral do mundo moderno. Na modernidade, a distinção entre espaço privado e público se perde. Esses espaços são absorvidos pelo social. Isso atinge diretamente a finalidade do ato de educar que, dentro da lógica da sociedade, torna-se, predominantemente, um instrumento e não mais um processo. Arendt critica essa instrumentalização a serviço da lógica econômica e relaciona à mesma a crise da tradição e da autoridade na educação. Mesmo assim, a autora afirma que o ser humano ainda possui capacidades que não foram eliminadas pela crise e, apesar de não apontar uma solução, nos conduz na direção de que não podemos abrir mão da relação entre o ser humano e o mundo. Sendo assim, não podemos abrir mão da educação.
Resumen : In the present work, the question of the purpose of education is analyzed from the perspective of by Hannah Arendt. For the author, education is the process responsible for intermediating the relationship between the human being still in formation and the already existing world. According to her, the education has its crisis triggered by the impacts of the emergence and growth of the social, and it is part of a general crisis of the modern world. In modernity, the distinction between private and public space is lost. These spaces are absorbed by the social. This directly affects the purpose of the act of educating which, within the logic of society, it becomes, predominantly, an instrument and no longer a process. Arendt criticizes this instrumentalization at the service of economic logic and relates to it the crisis of tradition and authority in education. Even so, the author affirms that the human being still has capabilities that were not eliminated by the crisis and, despite not pointing to a solution, in leads in the direction that we cannot give up the relationship between the human being and the world. Therefore, we cannot give up education.
Palabras clave : Educação
Finalidade da Educação
Hannah Arendt
Liberdade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34980
Fecha de publicación : 2013
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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