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metadata.dc.type: Dissertação
Título : “É como se fosse um segundo professor”: uma análise da construção do “não lugar” profissional e da origem dos saberes mobilizados pelos auxiliares de classe
metadata.dc.creator: Jesus, Livia Karen Figueredo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Ferraz, Roselane Duarte
metadata.dc.description.resumo: O/a professor(a) não tem sido o único a trabalhar na sala de aula do Centro de Educação Infantil, junto a ele tem o auxiliar de classe, a quem, tradicionalmente, tem sido delegada as atividades de cuidado e reservada condições de trabalho diferentes como, por exemplo, carga horária maior e menor remuneração. No entanto, o trabalho desenvolvido por eles já é de responsabilidade do professor, pois a sala de aula é lugar profissional do docente. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral: analisar a constituição do “não lugar” profissional e a origem dos saberes utilizados pelos auxiliares de classe da Educação infantil, articulando as possíveis políticas públicas. Figura-se como um estudo qualitativo e exploratório, tendo como colaboradores sete auxiliares de classe dos municípios de Amargosa e Itapetinga, na Bahia. A produção dos dados se deu através da análise documental e da entrevista narrativa e foram catalogados e analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Evidenciamos a construção do “não lugar” dos auxiliares de classe da Educação Infantil e que os elementos que formam e consolidam o “não lugar” podem ser verificados desde a motivação ao se tornarem auxiliar de classe até a invisibilidade destes trabalhadores nos documentos oficiais. Assim, a construção do “não lugar” profissional se dá: pela ocupação da função de outrem; indefinição do que é ser auxiliar; invisibilidade nas legislações, tanto no âmbito municipal quanto no nacional; impossibilidade de reconhecimento como profissão dada a falta de autonomia no fazer laboral, lugar próprio de atuação e um saber específico proveniente de uma formação especializada.
Resumen : Teachers have not been the only ones working in Early Childhood Education Center’s classrooms, along with them, there are also class helpers, who are responsible for care activities and for who are designed different work conditions such as more expand workload and lower pay. However, the work made by those professionals are teacher’s responsibility, as the classroom recognize the teacher as the main professional. In such manner, this research had as its general objective: analyze the constitution of the “nonprofessional place” and the source of the knowledge used by class helpers of Early Childhood Education, linking those with the possible public policies. On this wise, this research characterize itself as qualitative and exploratory, having as contributors seven class helpers from the counties of Amargosa and Itapetinga. The data was achieved through documental analyses and narrative interview and it was analyzed through the content analysis technique. It is evident the construction of the “nonprofessional place” of class helpers in Early Childhood Education and that the element that shape and consolidate the “nonprofessional place” can be seen from the first motivation to become class helpers to the visibility of those workers in the official documents. Therefore, the construction of the “nonprofessional place” is built by: the occupation of the charge designed to other; identification of what is to be a helper; nonrecognition as a professional since there is no autonomy in the job practice, place of performance and a specific knowledge provided by specialized training.
Palabras clave : Auxiliares de classe
“Não lugar” profissional
Saberes
Educação infantil
Ambiente de sala de aula
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citación : Jesus, Livia Karen Figueredo de. “É como se fosse um segundo professor”: uma análise da construção do “não lugar” profissional e da origem dos saberes mobilizados pelos auxiliares de classe. 2021. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34968
Fecha de publicación : 10-sep-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

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