Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34953
Tipo: Tese
Título: Pelos sons do arcanjo menestrel: culturas populares e educações no movimento da Cntoria de São Gabriel
Autor(es): Couto, Eliseu Pereira
Primeiro Orientador: Abib, Pedro Rodolpho Jungeres
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, José Jorge de
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Sodré, Maria Dorath Bento
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Andréa Betânia da
metadata.dc.contributor.referee5: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Resumo: Este estudo trata do movimento cultural e dos processos educacionais de aprendizagem não formal que envolve o universo da Cantoria e suas relações com a educação escolar no município de São Gabriel-Bahia. Essa Cantoria é uma festa que foi idealizada nos anos 1980, sendo realizada sua primeira edição em 1991. A instituição que faz a festa da Cantoria é a Fundação Culturarte, uma organização sem fins lucrativos e com trabalhos voluntários. Seus projetos são desenvolvidos através da captação de recursos por editais culturais, eventos calendarizados e patrocínios. Nesse texto, Fundação e Cantoria se misturam, pois é a Cantoria que dá origem à Fundação Culturarte. A festa da Cantoria nasce antes da constituição da Fundação, a partir das ideias e ideais de alguns jovens da cidade de São Gabriel que procuravam algum movimento cultural de raiz para se divertirem. Eles então se juntam e formam o MAC (Movimento de Arte e Cultura) que sofre perseguições da sociedade na época. Alguns deixam de atuar no MAC e outros se juntam ao movimento social e político da Igreja Católica, sendo apoiados por um padre. Daí surge o JUPP (Jovens Unidos a Procura da Paz). Esses jovens começam a trabalhar o teatro, conscientização política das pessoas e algumas obras sociais. A junção ou experiência desses dois grupos vai dar origem ao Grupo CulturArte que realiza a primeira Cantoria, sendo depois constituída a Fundação Culturarte de São Gabriel. O nosso foco dentro do estudo foi tratar do processo de formação cultural relacionado com o educacional, defendendo a ideia de que o movimento da Cantoria de São Gabriel promove práticas educacionais entre a educação formal escolar e a não formal. Portanto tratamos a Cantoria como um evento híbrido que congrega várias manifestações da música, da poesia e das culturas populares, em um processo de educação plural. Chamamos então para o nosso diálogo textual as experiências de Gohn (2003, 2004, 2010 e 2011) que trata dos movimentos sociais e os processos de educação não formal a partir deles; Brandão (1981, 1997, 2002a, 2002b) com seus estudos sobre culturas e a ampliação do conceito de educação para educações, ideias que compartilhamos desde o título dessa pesquisa. Amalgamamos e dialogamos esses autores com a ideia de hibridismo cultural a partir de Canclini (2000 e 2003) e a constante “movência” das culturas populares, trazendo o conceito de hibridismo para explicarmos a relação híbrida entre os processos educacionais da Cantoria de São Gabriel e a educação escolar. Os saberes que estão no universo da Cantoria como os grupos de reisado, a roda de São Gonçalo, a arte do circo, a roda de capoeira e com eles todo um cancioneiro popular com produções musicais e literárias locais são saberes que movem um processo pedagógico, promovendo educações. A Cantoria de São Gabriel é um evento inovador que avizinha diversos saberes dos grupos das culturas populares, hibridando-os com os saberes escolares, ambos contribuindo para outras aprendizagens. Finalmente o que nos move é a certeza da contribuição do trabalho para um alargamento dos estudos e pesquisas nos campos imbricados da Educação com a música e as culturas populares.
Abstract: ABSTRACT: This study deals with the cultural movement and the educational processes of non-formal learning that involve the universe of singing and its relations with school education in the city of São Gabriel-Bahia. This singing is a party that was created in the 1980s, with its first edition being held in 1991. The institution that organizes the singing party is Fundação Culturarte, a non-profit organization with volunteer work. Its projects are developed through fundraising through cultural notices, scheduled events and sponsorships. In this text, foundation and singing are mixed, as it is the singing that gives rise to Fundação Culturarte.The singing party was born before the creation of the Foundation, from the ideas and ideals of some young people from the city of São Gabriel who were looking for a cultural movement from the ground up to have fun. They then got together and formed the MAC (Movement of Art and Culture) that suffered persecution from society at the time. Some stop working at MAC and others join the social and political movement of the Catholic Church, being supported by a priest.From that was created JUPP (Youth United in the Pursuit of Peace). These young people start working with theatre, people's political awareness and some social work. The combination or experience of these two groups gave rise to the CulturArte Group, which performed the first singing, and later constituted the Fundação Culturarte de São Gabriel. Our focus within the study was to deal with the process of cultural formation related to the educational, defending the idea that the São Gabriel´s singing (Cantoria de São Gabriel) movement promotes educational practices between formal school and non-formal education.Therefore, we treat singing as a hybrid event that brings together various manifestations of music, poetry and popular cultures, in a process of plural education. We then call for our textual dialogue the experiences of Gohn (2003, 2004, 2010 and 2011) who deal with social movements and non-formal education processes based on them; Brandão (1981, 1997, 2002a, 2002b) with his studies on cultures and the expansion of the concept of education for education, ideas that we have shared since the title of this research. We amalgamate and dialogue these authors with the idea of cultural hybridism from Canclini (2000 and 2003) and the constant "movement" of popular cultures, bringing the concept of hybridity to explain the hybrid relationship between the educational processes of São Gabriel´s singing (Cantoria de São Gabriel and school education.The knowledge that is in the universe of singing such as reisado groups, the São Gonçalo roda, the art of the circus, the capoeira circle and with them a whole popular songbook with local musical and literary productions are knowledge that move a pedagogical process, promoting educations. São Gabriel´s singing (Cantoria de São Gabriel is an innovative event that brings together different types of knowledge from popular culture groups, hybridizing them with school knowledge, both contributing to other learning. Finally, what moves us is the certainty of the work's contribution to a broadening of studies and research in the fields of Education intertwined with music and popular cultures.
Palavras-chave: Cantoria
Culturas populares
Educação Formal
Educação Escolar
Saberes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34953
Data do documento: 25-Ago-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA_TESE_RI.pdf47,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.