Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34950
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação do leitor: um estudo fundamentado em opiniões
Autor(es): Santos, Leila das Virgens
Primeiro Orientador: Beltrão, Lícia Maria Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Beltrão, Lícia Maria Freire
metadata.dc.contributor.referee2: Beltrão, Lícia Maria Freire
Resumo: O estudo monográfico traz como tema a leitura e sua relevância na formação do leitor. A pergunta orientadora foi: “Que opinião pesquisadores e mediadores de leitura têm em relação à formação do leitor?”. Para isso se fez pesquisa bibliográfica e de campo, visando compreender a leitura e a formação do leitor a partir da opinião dos teóricos e daqueles que fazem a prática acontecer, especificamente, no ambiente escolar, na Escola Municipal do Pau Miúdo, campo de pesquisa. Através dos dados obtidos pela pesquisa bibliográfica, observou-se quanto é plural o debate em torno das questões da leitura e da formação do leitor. Através dos colhidos na Escola Municipal do Pau Miúdo, através de entrevistas, observou-se que seu Projeto Político Pedagógico é voltado para a leitura, bem como também a mesma tem acolhido o projeto Leitura Com..., que visa fomentar o gosto pela leitura a partir da valorização do próprio acervo da escola. Ainda assim, a conclusão é de que a leitura, em sua dimensão maior, ainda não é alcançada na Escola, deixando a desejar aspetos que são da formação do leitor, aluno do estabelecimento de ensino referido.
Abstract: The monographic study brings as its theme reading and its relevance in the formation of the reader. A guiding question was: "What is the opinion of researchers and reading mediators in relation to the formation of readers? To this end, a bibliographic and field research was carried out, aimed at to understand reading and reader training from the point of view of theorists and those who make the practice the practice happens, specifically in the school environment, in the Pau Miúdo Municipal School, the field of research. Pau Miúdo Municipal School, field of research. Through the data obtained from the bibliographical research the debate around the issues of reading and the formation of readers is plural. reader. Through the data collected from interviews at the Escola Municipal do Pau Miúdo the school's Political Pedagogical Project is focused on reading, as well as the school has also welcomed the has also welcomed the project Reading With..., which aims to promote a taste for reading by valuing the school's own the school's own collection. Even so, the conclusion is that that reading, in its larger dimension, is still not achieved at school, leaving to be desired aspects that are part of the formation of the reader, a student of the mentioned educational establishment. Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)
Palavras-chave: Leitura
Leitor
Formação do Leitor
Escola
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34950
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.