Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Clezilda Borges dos-
dc.date.accessioned2022-03-28T15:29:00Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-28T15:29:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34948-
dc.description.abstractGender and “race” constitute double markers that imply black women negative identity construction, the result of power relations that feed and maintain this segment in particular, in situations of disadvantage in the educational, political, cultural and others. Therefore, the main objective of this work was to analyze how black pedagogy students at UFBA perceive the ethnic-racial relations in the face of acting as interns in network schools large private sector in Salvador. The qualitative approach method, characterized by exploratory - descriptive research, in which the questionnaire was used for data collection. The research universe consisted of 11 women black, students regularly enrolled in the Pedagogy course at UFBA. O Data collection period took place from November 2012 to January 2013. The studies carried out on gender and ethnic-racial relations in Brazil had based on the theoretical assumptions found in: Almeida (1998), Louro (1997), Ribeiro (2007) Guimarães (1998), Gomes (2005), Munanga (2008), Schwarcz (1993) and others. The analysis and discussion of empirical data culminated for the following results: the difficulties of mobility of the positions and the underrepresentation in functions destined to the areas of teaching, coordination and reception in private schools; the “silencing” of students about the perception of "self" as a "target" of racism and the absence of a critical in the face of racial issues; the importance of academic, pedagogical, politically qualified as the strategies for affirming and strengthening of their identities. In view of this, it is necessary to broaden the view regarding of this segment and the promotion of discussions aimed at promoting actions of equity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectEscola particulapt_BR
dc.subjectInserção profissionapt_BR
dc.titleRacismo, Mulher negras e Máscara Branca: Relação entre pertença racial e trajetória profissional, segundo as concepções de estudantes negras de pedagogia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Cândida Andrade de Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811406470784110pt_BR
dc.contributor.referee1Xavier, Cândida Andrade de Moraes-
dc.contributor.referee2Moraes, Juliana Andrade de-
dc.contributor.referee3Santos, Lilian Almeida dos-
dc.description.resumoO gênero e “raça” constituem duplos marcadores que implicam as mulheres negras a construção identitária negativa, fruto de relações de poder que alimentam e mantêm esse segmento em particular, nas situações de desvantagens nos âmbitos educacional, político, cultural e outros. Diante disso, o objetivo central deste trabalho foi analisar como as estudantes negras de pedagogia de UFBA percebem as relações étnico- raciais diante da atuação como estagiárias em escolas de rede privada de grande porte em Salvador. O método de abordagem qualitativo, caracterizado pela pesquisa exploratória – descritiva, em que utilizou o questionário para a coleta de dados. O universo da pesquisa compunha-se de 11 mulheres negras, estudantes regularmente matriculadas no curso de Pedagogia da UFBA. O período de levantamento de dados ocorreu de novembro de 2012 a janeiro de 2013. Os estudos feitos sobre as relações de gênero e étnico- raciais no Brasil tiveram como base os pressupostos teóricos encontrados em: Almeida (1998), Louro (1997), Ribeiro (2007) Guimarães (1998), Gomes (2005), Munanga (2008), Schwarcz (1993) e outros (as). A análise e a discussão dos dados empíricos culminaram para os seguintes resultados: as dificuldades de mobilidade dos cargos e a subrepresentação em funções destinadas às áreas de docência, coordenação e recepção nas escolas particulares; o “silenciamento” das estudantes sobre a percepção de “si” como “alvo” do racismo e a ausência de um posicionamento crítico face às questões raciais; a importância da formação acadêmica, pedagógica, politicamente qualificada como as estratégias para a afirmação e o fortalecimento de suas identidades. Diante disso, faz – se mister a ampliação do olhar a respeito desse segmento e a fomentação de discussões visando a promoção de ações de equidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de CLEZILDA BORGES DOS SANTOS (1).pdf568,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.