https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34942
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Entre a teoria e prática: o trânsito dos estudantes entre os aportes teóricos e a prática pedagógica nos estágios supervisionados de pedagogia da ufba |
Autor(es): | Farias, Tatiane Dos Santos Cerqueira |
Primeiro Orientador: | Cunha, Maria Couto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marchesi, Regina Sandra |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Filho, Penildon |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cunha, Maria Couto |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar como os estágios supervisionados recém implantado no currículo de Pedagogia podem contribuir no processo de formação dos seus estudantes, estendendo este estudo para o curso implementado na Faculdade de Educação da UFBA. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica a partir da literatura e uma pesquisa documental utilizando a legislação pertinente. Também foi realizada uma pesquisa empírica com uma amostra de estudantes concluintes do curso. A pesquisa bibliográfica e documental está fundamentada pelos seguintes teóricos: PIMENTA e LIMA (2011), SAVIANI (2009), LIBANEO (2004, 2008, 2010), SILVA (2002), SCHEIBE e AGUIAR (1999), dentre outros, assim como nas leis, decretos e resoluções que regulamentam as políticas de formação do profissional da educação, especificamente os professores da Educação Básica na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Na pesquisa empírica foram utilizadas entrevistas com perguntas fechadas e abertas Após a coleta os dados foram analisados a partir da fundamentação teórica baseada no pensamento dos autores que tratam sobre a temática. A monografia está dividida em quatro capítulos. O primeiro traz um breve histórico do curso de Pedagogia, o segundo trata sobre o ensino da prática pedagógica e do estágio nos cursos de formação de professores. O terceiro aborda sobre as concepções e normas de funcionamento nos dois últimos projetos pedagógicos do curso de Pedagogia. Por fim, o quarto trata do tema principal, concluindo que os componentes de estágio supervisionado no novo currículo da FACED tem contribuído para a formação da prática pedagógica e para aproximar os estudantes de Pedagogia ao ambiente de sua futura atuação profissional como docente. No entanto, constata-se que o oferecimento desses componentes necessitam de alguns ajustes, principalmente no sentido de adequar as ações dos professores supervisores aos objetivos dos mesmos, assim como estabelecer uma relação mais próxima e interativa da atividade com as escolas onde os estágios se desenvolvem. No geral, as conclusões levam a considerar que os estágios, mesmo no período inicial de implementação do novo currículo, podem colaborar na formação dos futuros professores |
Abstract: | This research aimed to investigate how supervised internships recently implemented in the Pedagogy curriculum can contribute to the process of training of its students, extending this study to the course implemented at the Faculty of Education at UFBA. For this purpose, a bibliographic research was carried out. from the literature and a documentary research using the relevant legislation. An empirical research was also carried out with a sample of students course graduates. The bibliographic and documentary research is based on by the following theorists: PIMENTA and LIMA (2011), SAVIANI (2009), LIBANEO (2004, 2008, 2010), SILVA (2002), SCHEIBE and AGUIAR (1999), among others, as well as as in the laws, decrees and resolutions that regulate the formation policies of the education professional, specifically teachers of Basic Education in the Infantile Education and Initial Grades of Elementary School. In empirical research interviews with closed and open questions were used. data were analyzed from the theoretical foundation based on thought of authors dealing with the subject. The monograph is divided into four chapters. The first brings a brief history of the Pedagogy course, the second deals with on the teaching of pedagogical practice and internship in teacher training courses teachers. The third addresses the concepts and operating rules in the last two pedagogical projects of the Pedagogy course. Finally, the fourth of the main theme, concluding that the supervised internship components in the The new FACED curriculum has contributed to the formation of pedagogical practice and to bring Pedagogy students closer to the environment of their future performance professional as a teacher. However, it appears that offering these components need some adjustments, mainly in order to adapt the actions of supervising teachers to their goals, as well as establish a closer and more interactive relationship between the activity and the schools where stages develop. Overall, the conclusions lead to the conclusion that the internships, even in the initial period of implementation of the new curriculum, can collaborate in the training of future teachers |
Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Formação de professores Pedagogia |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34942 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TATIANE DOS SANTOS CERQUEIRA FARIAS.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.