Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34917
Tipo: Dissertação
Título: POESIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM A LINGUAGEM POÉTICA DO RAP
Autor(es): SANTOS, Rosana da Silva
Primeiro Orientador: SANTOS, Alvanita Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Alvanita Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Suzane Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Sílvio Roberto dos Santos
Resumo: Este memorial de formação tem como finalidade propor uma experiência com a linguagem poética do rap a estudantes do 9º ano do ensino fundamental II da rede municipal de São Francisco do Conde – BA, por meio de uma proposta didática composta de oficinas de leitura e rodas de conversa. O objetivo principal da proposta é a leitura do texto poético visando sua compreensão e função heurística. O rap foi escolhido como gênero poético, considerando sua importância como produção cultural jovem e por buscar trazer, para o espaço da sala de aula, outras práticas culturais. Para tanto, a fundamentação do trabalho foi feita com as seguintes contribuições: conceitos de leitura e ensino de leitura de Isabel Solé (1998) e Vicent Jouve (2002); reflexões acerca das funções da literatura promovidas por Antônio Cândido (2002); percepções sobre literatura e ensino de literatura, a partir de Márcia Abreu (2003) e Mei Hua Soares (2008); conceito de poesia e texto poético de Otávio Paz (1984); conceito de poesia oral de Paul Zumthor (1997) e estudo sobre rap e cultura hip-hop partindo das contribuições de Ana Lúcia Sousa (2011) e Alexandre Pitta (2019).
Abstract: This training memorial aims to propose an experience with the poetic language of rap to students of the 9th grade of elementary school II in the municipal network of São Francisco do Conde - BA, through a didactic proposal composed of reading workshops and conversation circles. The main objective of the proposal is to read the poetic text, its understanding and heuristic function. Rap was chosen as a poetic genre, considering its importance as a young cultural production and for seeking to bring other cultural practices to the classroom space. Therefore, the work was based on the following concepts: reading concepts and teaching of reading by Isabel Solé (1998) and Vicent Jouve (2002); reflections on the functions of literature promoted by Antônio Cândido (2002); perceptions about literature and literature teaching, from Márcia Abreu (2003) and Mei Hua Soares (2008); concept of poetry and poetic text by Otávio Paz (1984); concept of oral poetry by Paul Zumthor (1997) and study on rap and hip-hop culture based on the contributions of Ana Lúcia Sousa (2011) and Alexandre Pitta (2019).
Palavras-chave: Texto poético
Rap
Hip-hop
Leitura
Literatura - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Literatura marginal
Produção poética jovem negra
Linguagem e literatura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34917
Data do documento: 28-Mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial_Rosana_da_Silva_Santos.pdfDissertação5,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Caderno_didático_Rosana_da_Silva_Santos.pdfMaterial Didático2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.