Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34916
Tipo: Dissertação
Título: ESCREVIVÊNCIAS DE PARIPE: ESTUDANTES REEXISTINDO NAS OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Autor(es): Azevedo, Jaílma Cerqueira de
Primeiro Orientador: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Ana Lúcia Silva
metadata.dc.contributor.referee3: França, Denise Carrascosa
Resumo: Qual a importância dos letramentos, inclusive os escolares, em uma sociedade grafocêntrica como a nossa? Este memorial de formação é fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia. Seu objeto de estudo são as práticas sociais de letramento de alunos do 9º, de uma escola municipal, no subúrbio ferroviário de Salvador. O objetivo deste trabalho é ampliar as concepções de leitura destes estudantes, conferindo aos textos a que estão expostos ou são produtores em seu cotidiano um significado cultural e histórico valorizado pela escola. Para tanto, os estudos fundamentam-se nos conceitos de letramentos de reexistência (SOUZA, 2011); de letramentos (KLEIMAN, 2001) (ROJO, 2009); de língua e de linguagem (ANZALDUA, 2009), (ANTUNES, 2003, 2007); de racismo linguístico (NASCIMENTO, 2019); de língua de acolhimento ((BARBOSA e SÃO BERNARDO, 2017)) e de escrevivência (EVARISTO, 2007, 2020); dentre outros, incluindo autores que refletem a introdução de uma literatura mais próxima das vivências dos estudantes como (DALVI, 2013), (OLIVEIRA, 2019), (SANTOS, 2019). A proposta pretende buscar compreender os eventos sociais e culturais nos quais os alunos estão inseridos, proporcionando espaço de escuta e valorização das práticas de escrita e de leitura locais a partir de rodas de conversa, entrevistas, leituras entre outras atividades, resultando na produção de biografias de personalidades locais. Desta forma propõe-se, ao longo deste projeto, tornar a escola um espaço de reconhecimento das identidades locais, de suas histórias de vida e das práticas de letramentos da comunidade bem como favorecer outros espaços e formas de leitura.
Abstract: How important are literacies, including the school literacies, in a graphocentric society like ours? This academic memoir is the result of a qualitative research of an ethnographic study developed in the Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) at the Institute of Letters of the Federal University of Bahia. Its object of study is the social literacies practices of 9th graders, from a municipal school, in the railroad suburb of Salvador. The objective of this work is to broaden the reading concepts of these students, giving the texts they produce or are exposed to, a cultural and historical significance valued by the school. Therefore, the studies are based on the concepts of literacies of re-existence (SOUZA, 2011); literacies (KLEIMAN, 2001) (ROJO, 2009); language and languages (ANZALDUA, 2009), (ANTUNES, 2003, 2007); linguistic racism (NASCIMENTO, 2019); host-country language ((BARBOSA and SÃO BERNARDO, 2017)) and “escrevivência” (EVARISTO, 2007, 2020); among others, including authors who considers the introduction of literature closer to the students' experiences, such as (DALVI, 2013), (OLIVEIRA, 2019), (SANTOS, 2019). The proposal seeks to understand the social and cultural events in which students are inserted, providing space for listening and valuing local writing and reading practices through conversation circles, interviews, readings, among other activities, resulting in the production of biographies of local personalities. Thus, it is proposed throughout this project, to make the school a space for the recognition of local identities, their life stories and literacy practices of the community, as well as favoring other spaces and forms of reading.
Palavras-chave: Letramento de reexistência
Leitura
Identidade
Escrevivência
Linguagem e línguas - Estudo e ensino o
Língua portuguesa - Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34916
Data do documento: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JailmaLima_MEMORIAL_versão final.pdfDissertação1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JailmaLima_Caderno de oficinas didático-pedagógicas.pdfMaterial Didático957,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.