Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAzevedo, Jaílma Cerqueira de-
dc.date.accessioned2022-03-21T22:04:53Z-
dc.date.available2022-01-01-
dc.date.available2022-03-21T22:04:53Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34916-
dc.description.abstractHow important are literacies, including the school literacies, in a graphocentric society like ours? This academic memoir is the result of a qualitative research of an ethnographic study developed in the Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) at the Institute of Letters of the Federal University of Bahia. Its object of study is the social literacies practices of 9th graders, from a municipal school, in the railroad suburb of Salvador. The objective of this work is to broaden the reading concepts of these students, giving the texts they produce or are exposed to, a cultural and historical significance valued by the school. Therefore, the studies are based on the concepts of literacies of re-existence (SOUZA, 2011); literacies (KLEIMAN, 2001) (ROJO, 2009); language and languages (ANZALDUA, 2009), (ANTUNES, 2003, 2007); linguistic racism (NASCIMENTO, 2019); host-country language ((BARBOSA and SÃO BERNARDO, 2017)) and “escrevivência” (EVARISTO, 2007, 2020); among others, including authors who considers the introduction of literature closer to the students' experiences, such as (DALVI, 2013), (OLIVEIRA, 2019), (SANTOS, 2019). The proposal seeks to understand the social and cultural events in which students are inserted, providing space for listening and valuing local writing and reading practices through conversation circles, interviews, readings, among other activities, resulting in the production of biographies of local personalities. Thus, it is proposed throughout this project, to make the school a space for the recognition of local identities, their life stories and literacy practices of the community, as well as favoring other spaces and forms of reading.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento de reexistênciapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino opt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensino fundamentalpt_BR
dc.titleESCREVIVÊNCIAS DE PARIPE: ESTUDANTES REEXISTINDO NAS OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9485562302759197pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique de Freitas-
dc.contributor.referee2Souza, Ana Lúcia Silva-
dc.contributor.referee3França, Denise Carrascosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1570155498240542pt_BR
dc.description.resumoQual a importância dos letramentos, inclusive os escolares, em uma sociedade grafocêntrica como a nossa? Este memorial de formação é fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia. Seu objeto de estudo são as práticas sociais de letramento de alunos do 9º, de uma escola municipal, no subúrbio ferroviário de Salvador. O objetivo deste trabalho é ampliar as concepções de leitura destes estudantes, conferindo aos textos a que estão expostos ou são produtores em seu cotidiano um significado cultural e histórico valorizado pela escola. Para tanto, os estudos fundamentam-se nos conceitos de letramentos de reexistência (SOUZA, 2011); de letramentos (KLEIMAN, 2001) (ROJO, 2009); de língua e de linguagem (ANZALDUA, 2009), (ANTUNES, 2003, 2007); de racismo linguístico (NASCIMENTO, 2019); de língua de acolhimento ((BARBOSA e SÃO BERNARDO, 2017)) e de escrevivência (EVARISTO, 2007, 2020); dentre outros, incluindo autores que refletem a introdução de uma literatura mais próxima das vivências dos estudantes como (DALVI, 2013), (OLIVEIRA, 2019), (SANTOS, 2019). A proposta pretende buscar compreender os eventos sociais e culturais nos quais os alunos estão inseridos, proporcionando espaço de escuta e valorização das práticas de escrita e de leitura locais a partir de rodas de conversa, entrevistas, leituras entre outras atividades, resultando na produção de biografias de personalidades locais. Desta forma propõe-se, ao longo deste projeto, tornar a escola um espaço de reconhecimento das identidades locais, de suas histórias de vida e das práticas de letramentos da comunidade bem como favorecer outros espaços e formas de leitura.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PROFLETRAS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JailmaLima_MEMORIAL_versão final.pdfDissertação1,92 MBAdobe PDFView/Open
JailmaLima_Caderno de oficinas didático-pedagógicas.pdfMaterial Didático957,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.