Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34874
Tipo: Tese
Título: Organização sindical docente e lutas (inter) nacionais em educação
Autor(es): Fernandes, Vanessa Cristina Meneses
Primeiro Orientador: Leiro, Augusto César Rios
metadata.dc.contributor.referee1: Castellucci, Aldrin Armstrong Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Heloísa Helena Tourinho
metadata.dc.contributor.referee3: Guerra Filho, Sérgio Armando Diniz
metadata.dc.contributor.referee4: Dick, Sara Martha
Resumo: O presente estudo discute como as organizações sindicais em educação — Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee) — concebem e realizam a internacionalização sindical. Trata-se de um trabalho acadêmico de natureza qualitativa que utiliza a perspectiva contrastiva dialética como referência e tem como categorias analíticas a totalidade, a mediação e a contradição. A investigação recorreu a dois procedimentos metodológicos principais: levantamento documental e entrevistas virtuais semiestruturadas. O primeiro procedimento reuniu documentos disponíveis nas páginas oficiais das três organizações sindicais pesquisadas, bem como das entidades nacionais e internacionais com as quais mantém vínculo de filiação. O segundo, trata-se de entrevista com os dirigentes sindicais encarregados pela política de internacionalização: coordenadores das secretarias da CNTE e da Contee, além do encarregado de internacionalização do ANDES-SN. Importa sublinhar que as entrevistas foram citadas em todo o texto, de modo que foi possível dialogar com a análise feita diante das informações dos documentos. A tese conta também com textos imagéticos, provenientes das páginas oficiais das entidades sindicais pesquisadas. O estudo revelou que a internacionalização acontece de diferentes maneiras nas três entidades em tela, isto porque os caminhos trilhados têm relação com as perspectivas políticas e ideológicas de cada entidade, bem como da trajetória histórica, o perfil dos trabalhadores que compõe as organizações que, embora sejam trabalhadores da educação, possuem distintas condições de trabalho. A CNTE atende os professores da educação básica pública, o ANDES-SN é formado hegemonicamente por docentes de universidades públicas e a Contee por profissionais que atuam no ensino básico e superior da rede privada de ensino. Ao contrastarmos estas características, vimos que cada organização desenvolveu sua forma própria de se internacionalizar. Contudo, a pesquisa revelou que todas se deparam com desafios e limitações. No âmbito internacional, as organizações sindicais de diferentes países e continentes evidenciaram questões e interesses imediatos de articulação, isso impede que a troca de experiências consiga promover de forma efetiva a solidariedade. Em parte, as lutas internacionais acontecem com limitações políticas, ainda assim, o estudo reconhece que a luta por melhores condições de trabalho e salário é pauta de grande legitimidade para o movimento sindical. As tecnologias digitais contribuem com a mediação para realizar a internacionalização, bem como a mobilização nas ruas do mundo, como bandeiras de unidade internacionalista.
Abstract: This study discusses how union organizations in education, National Confederation of Education Workers (CNTE), National Union of Teachers of Higher Education Institutions (ANDES-SN), National Confederation of Educational Establishment Workers (Contee) conceive and carry out union internationalization. This is an academic work of a qualitative nature, the research uses the dialectical contrastive perspective as a reference and having totality, mediation and contradiction as analytical categories. The investigation used two main methodological procedures: documental survey and semi-structured virtual interviews. The first procedure gathered documents available on the official pages of the three trade union organizations surveyed, as well as national and international entities with which it maintains affiliation. The second is an interview with the union leaders in charge of the internationalization policy: coordinators of the CNTE and Contee secretariats and the ANDES-SN internationalization officer. It is important to emphasize that the interviews were cited throughout the text, so that it was possible to dialogue with the analysis made from the information in the documents. The thesis also includes imagery texts from the official pages of the union entities surveyed. The study revealed that internationalization happens in different ways in the three entities in question, because the paths followed are related to the political and ideological perspectives of each entity, as well as the historical trajectory, the profile of workers that make up the organizations that, although are education workers, they have different working conditions. CNTE serves basic public education teachers, ANDES-SN is hegemonically formed by teachers from public universities and Contee by professionals who work in basic and higher education in the private education network. By contrasting these characteristics, we saw that each organization developed its own way of internationalizing itself. However, the survey revealed that all face challenges and limitations. At the international level, trade union organizations from different countries and continents, issues and immediate interests of articulation became evident, which prevents the exchange of experiences from being able to effectively promote solidarity. In part, international struggles take place with political limitations, even so, the study recognizes that the struggle for better working conditions and wages is an agenda of great legitimacy for the union movement. Digital technologies contribute to mediation to achieve internationalization, as well as mobilization in the streets of the world, as flags of internationalist unity.
Palavras-chave: Educação
Internacionalização
Sindicalismo
Education
Internationalization
Unionism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34874
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese final versão pronta impressa.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.