Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34873
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Experiências formativas implicadas em currículo e formação: uma itinerância de aprendizagens e construção do conhecimento
Autor(es): Santana, Marisa Aguiar de
Primeiro Orientador: Macedo, Roberto Sidnei Alves
Resumo: O trabalho de conclusão de curso “Experiências form ativas implicadas em currículo de formação: uma itinerância de aprendizagens e construção do conhecimento” visa estudar as possibilidades do processo autobiográfico na construção e ampliação de conhecimentos e sua possibilidade aprendente na formação de professores/as. Objetiva-se, a partir da construção de uma autobiografia reflexiva, compreender as ressonâncias de minhas próprias imersões, implicações com as experiências em currículo e formação e suas itinerâncias em meu processo formativo durante a graduação. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre a temática apresentada, explorando as concepções sobre formação, como fenômeno e campo de estudo, currículo, como dispositivo prescritivo para a formação, experiência formativa e teoria do conhecimento como possibilidades de possíveis rompimentos e diálogos – além de me debruçar sobre as reformulações teóricas em Memória, Narrativas autobiográficas e suas itinerâncias no processo de conhecimento de si e construção de identidades. Dessa maneira, foi possível constatar as desconfianças que já vinham sendo apresentadas por mim e minhas inspirações teóricas. O processo autobiográfico constitui-se, pois, como uma possibilidade crescente para rompermos com os olhares homogeneizantes, para findarmos novas propostas com a produção de conhecimentos e com as conduções para a formação nos cenários educativos. - uma possibilidade de autoria do ser que se forma em busca do direito de compreender e refletir sobre a sua existência em formação.
Abstract: The final written task "formative experiences involved in training curriculum: A roaming learning and knowledge construction" aims to study the possibilities of the autobiographical process in the construction and expansion of knowledge and it sability learner in teacher. Objective, from the construction of a reflective autobiography, understand the resonances my own immersions, with implications for curriculum and training experiences and the itinerancies in my formative process during graduation. For this, we conducted literature reviews on the topic presented, exploring the concepts of training, as a phenomenon and field of study, curriculum, such as prescriptive device for training, training experience and theory knowledge as possible of possible disruption sand dialogues - beyond to dwell on the theoretical reformulations in memory, autobiographical narrative sand their itinerancies in the process of self-knowledge and identity construction. Thus, it was possible to verify the suspicions that were already being made by me and my theoretical inspirations. The autobiographical process constitutes, therefore, like an increasing possibility to break with business looks homogenizing with knowledge of the deal and the conveyances for training in educational settings - authored a possibility of being formed in search of the right thunders and reflect on their existence permanently
Palavras-chave: Currículo
Formação
Experiência Formativa
Narrativas Autobiográficas
Construção de Conhecimento
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34873
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de MARISA AGUIAR DE SANTANA.pdf288,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.