Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34804
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A dança/arte no referencial curricular franciscano: Por um currículo etnocentrado e etnoconstitutivo
Autor(es): Ferreira, Danilo dos Santos
Autor(es): Ferreira, Danilo dos Santos
Abstract: Trabalho de Conclusão de Curso composto por: memorial, sequência de três artigos e o caderno de ações e inspirações metodológicas. Trata da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional em Dança, do Programa de Pós-graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa apresentou o referencial curricular franciscano, Currículo da Educação Básica da cidade de São Francisco do Conde-BA de maneira implicada propondo um currículo afrocentrado e etnoconstitutivo em Dança. Partiu da compreensão de que sendo o currículo um artefato socioeducacional que elege saberes para a formação, faz-se necessário que esses saberes sejam relacionados com o contexto local e com a realidade dos atores e atrizes sociais e curriculantes. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção do currículo da Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde, evidenciado o lugar da Dança, inserida no currículo escolar e a concepção do ensino desta linguagem artística em uma perspectiva estética, crítica, criativa, contextualizada, emancipatória e afrocentrada. Esta proposta de construção de referencial curricular é centrada nos aspectos históricos, culturais, econômicos, locais e globais, com vista à preservação e ampliação dos saberes e fazeres do povo franciscano. Os princípios e procedimentos metodológicos foram a etnopesquisa crítica e revisão bibliográfica; as experiências durante os diálogos pedagógicos; as leituras e estudos sobre currículo, bem como experiência na coordenação do GT de Artes. Entre os principais dialogantes, temos autores como: Roberto Sidnei Macedo (2008) a partir de sua concepção de currículo, Renato Noguera (2010) com a perspectiva de currículo afrocentrado, e Inaycira Falcão do Santos (2015) sobre Corpo e Ancestralidade.
Palavras-chave: Etnocurriculo
Afrocentricidade
Dança
Educação
São Francisco do Conde
CNPq: Dança
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34804
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.