Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Maria Sofia Villas-Bôas-
dc.contributor.authorFerreira, Danilo dos Santos-
dc.creatorFerreira, Danilo dos Santos-
dc.date.accessioned2022-02-18T18:47:06Z-
dc.date.available2022-02-18T18:47:06Z-
dc.date.submitted2021-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34804-
dc.description.abstractTrabalho de Conclusão de Curso composto por: memorial, sequência de três artigos e o caderno de ações e inspirações metodológicas. Trata da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional em Dança, do Programa de Pós-graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa apresentou o referencial curricular franciscano, Currículo da Educação Básica da cidade de São Francisco do Conde-BA de maneira implicada propondo um currículo afrocentrado e etnoconstitutivo em Dança. Partiu da compreensão de que sendo o currículo um artefato socioeducacional que elege saberes para a formação, faz-se necessário que esses saberes sejam relacionados com o contexto local e com a realidade dos atores e atrizes sociais e curriculantes. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção do currículo da Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde, evidenciado o lugar da Dança, inserida no currículo escolar e a concepção do ensino desta linguagem artística em uma perspectiva estética, crítica, criativa, contextualizada, emancipatória e afrocentrada. Esta proposta de construção de referencial curricular é centrada nos aspectos históricos, culturais, econômicos, locais e globais, com vista à preservação e ampliação dos saberes e fazeres do povo franciscano. Os princípios e procedimentos metodológicos foram a etnopesquisa crítica e revisão bibliográfica; as experiências durante os diálogos pedagógicos; as leituras e estudos sobre currículo, bem como experiência na coordenação do GT de Artes. Entre os principais dialogantes, temos autores como: Roberto Sidnei Macedo (2008) a partir de sua concepção de currículo, Renato Noguera (2010) com a perspectiva de currículo afrocentrado, e Inaycira Falcão do Santos (2015) sobre Corpo e Ancestralidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnocurriculopt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSão Francisco do Condept_BR
dc.titleA dança/arte no referencial curricular franciscano: Por um currículo etnocentrado e etnoconstitutivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGuimarães, Maria Sofia Villas-Bôas-
dc.contributor.refereesRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.publisher.departamentEscola de Dança da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.