Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34804
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Maria Sofia Villas-Bôas | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Danilo dos Santos | - |
dc.creator | Ferreira, Danilo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T18:47:06Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T18:47:06Z | - |
dc.date.submitted | 2021-09-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34804 | - |
dc.description.abstract | Trabalho de Conclusão de Curso composto por: memorial, sequência de três artigos e o caderno de ações e inspirações metodológicas. Trata da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional em Dança, do Programa de Pós-graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa apresentou o referencial curricular franciscano, Currículo da Educação Básica da cidade de São Francisco do Conde-BA de maneira implicada propondo um currículo afrocentrado e etnoconstitutivo em Dança. Partiu da compreensão de que sendo o currículo um artefato socioeducacional que elege saberes para a formação, faz-se necessário que esses saberes sejam relacionados com o contexto local e com a realidade dos atores e atrizes sociais e curriculantes. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção do currículo da Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde, evidenciado o lugar da Dança, inserida no currículo escolar e a concepção do ensino desta linguagem artística em uma perspectiva estética, crítica, criativa, contextualizada, emancipatória e afrocentrada. Esta proposta de construção de referencial curricular é centrada nos aspectos históricos, culturais, econômicos, locais e globais, com vista à preservação e ampliação dos saberes e fazeres do povo franciscano. Os princípios e procedimentos metodológicos foram a etnopesquisa crítica e revisão bibliográfica; as experiências durante os diálogos pedagógicos; as leituras e estudos sobre currículo, bem como experiência na coordenação do GT de Artes. Entre os principais dialogantes, temos autores como: Roberto Sidnei Macedo (2008) a partir de sua concepção de currículo, Renato Noguera (2010) com a perspectiva de currículo afrocentrado, e Inaycira Falcão do Santos (2015) sobre Corpo e Ancestralidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Etnocurriculo | pt_BR |
dc.subject | Afrocentricidade | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | São Francisco do Conde | pt_BR |
dc.title | A dança/arte no referencial curricular franciscano: Por um currículo etnocentrado e etnoconstitutivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Guimarães, Maria Sofia Villas-Bôas | - |
dc.contributor.referees | Rengel, Lenira Peral | - |
dc.contributor.referees | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.