https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34799
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo |
Autor(es): | Santos, Adriana Gomes dos |
Autor(es): | Santos, Adriana Gomes dos |
Primeiro Orientador: | Bonilla, Maria Helena Silveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bonilla, Maria Helena Silveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos , Júlio Cesar Gomes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Joseilda Sampaio de |
Resumo: | Por um longo tempo os jogos digitais foram utilizados apenas como um meio de entretenimento associado à recreação. Com o passar do tempo eles mudaram a sua finalidade agregando a sua estrutura modernas técnicas de simulação passando a ocupar lugar de destaque em vários campos da atuação humana. Neste trabalho procurou-se investigar as potencialidades das simulações dos jogos e de que forma elas podem contribuir para o processo educativo dos jovens jogadores, usando como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, assim como a exploração do jogo Age of Empires III. Ao analisar as potencialidades da simulação identificamos que os ambientes simulados permitem aos jogadores um maior nível de interação e complexidade, onde os jogadores constroem hipóteses e estratégias, tomam decisões, apropriando-se de modelos. Ela cria uma realidade interativa levando em consideração os espaços presenciais e virtuais, instaurando-se como uma nova proposta de aprendizado. |
Abstract: | For a long time digital games have been used only as a means of entertainment associated with recreation. Over time they changed their purpose adding its structure modern simulation techniques and occupy a prominent place in various fields of human activity. In this study we sought to investigate the potential of simulations of the games and how they can contribute to the educational process of young players, using a methodology as a qualitative research literature, as well as the exploration of the game Age of Empires III. To analyze the potential of the simulation identified that simulated environments allow players to a higher level of interaction and complexity, where players build hypotheses and strategies, make decisions, appropriating models. It creates a reality considering the interactive and virtual spaces, establishing itself as a new proposal for learning. |
Palavras-chave: | Educação Jogos digitais Simulações Education Digital games Simulations |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34799 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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