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Tipo: Tese
Título: Caminhos formativos do primeiro corpo docente da e Escola Superior de Educação Física do Pará (1950-1970)
Título(s) alternativo(s): Formative journeys of the physical education college of pará's first faculty members (1950-1970)
Autor(es): Faro, Carmen Lilia da Cunha
Primeiro Orientador: Rocha Junior, Coriolano Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Cleverson Suzart
metadata.dc.contributor.referee3: Pires, Roberto Gondim
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Maria Cecilia de Paula
metadata.dc.contributor.referee5: Rocha Junior, Coriolano Pereira da
Resumo: A Escola Superior de Educação Física do Estado do Pará (ESEFPA) foi a primeira instituição de ensino a abrigar um curso superior na área da Educação Física no estado; entretanto, os professores que fizeram parte do seu primeiro corpo docente são pouco (re)conhecidos na história dessa instituição. Diante disso, esta tese de doutorado tem como objetivo geral reconstruir os caminhos formativos dos professores que constituíram o primeiro corpo docente da ESEFPA, desde o ensino primário até o ingresso na instituição. A investigação foi fundamentada em estudos sobre a história da Educação Física e de Cursos de Educação Física, nas ideias de Betti (1991), Cunha (2017), Melo (1996), Grunennvaldt (1997), Figueiredo (2016), Lima (2012), Lyra (2013), Nascimento (2010), Santos (1985), Silva (2017), Silva (2015), Vilela e Rocha Junior (2006), e de formação de professores nos estudos de Tardif (2000), Moita (2000), Cavaco (1999), Azevedo (2013), Faria Junior (1972, 1987), Pires (2007, 2008) e Treptow (2008). Metodologicamente, efetuou-se um levantamento de fontes documentais em acervos locais e nacionais, nas quais foram encontrados artigos de jornais, decretos, leis, portarias, resoluções, fontes iconográficas, dentre outras. Para efeito de coleta de dados, elegeu-se a História Oral como método de pesquisa e, como técnica, optou-se pela entrevista temática do tipo semiestruturada, com a participação de professores protagonistas que fizeram parte do primeiro corpo docente da instituição. O recorte temporal estabelecido compreendeu as décadas de 1950, 1960 e 1970. Como resultado, ao interpretar o percurso formativo dos docentes, pudemos constatar que todos tiveram experiências com a Educação Física na escola primária, ginasial e secundária, vivenciando a ginástica, os esportes e os jogos. Alguns dos professores mencionaram métodos utilizados na época como a calistenia, o método natural austríaco e o método francês. As memórias dos professores trouxeram à tona a relevância de entrar em contato com o ensino superior e com o que de mais novo estava sendo discutido pela Educação Física brasileira, durante sua trajetória na Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Nesse ínterim, os docentes tiveram a oportunidade de participar de eventos e cursos que os capacitaram a organizar eventos, bem como a ministrar cursos no estado do Pará e em outros estados. As experiências dos quatro docentes, nesse período, contribuíram para a criação da ESEFPA, visto que seus conhecimentos possibilitaram a discussão e a elaboração do regimento que alicerçou sua origem. Além disso, depois de formados, os professores encontravam-se qualificados a compor o corpo docente de uma instituição de ensino superior, fato que também facilitou a criação da ESEFPA. Nesse caminho, os professores pioneiros foram responsáveis pelo exame vestibular que constituiu a primeira turma de discentes do curso de Educação Física em nível superior do estado do Pará. As vivências traçadas durante a trajetória dos professores permitiram que ministrassem várias disciplinas no curso de Educação Física, preenchendo as lacunas deixadas pela carência de docentes qualificados. Ademais, estes sujeitos desenvolveram seu trabalho em outras instituições impulsionando a formação de professores e o ensino da Educação Física no estado do Pará.
Abstract: The Physical Education College of Pará (ESEFPA) was the first teaching institution in the state to have a Physical Education college course; however, the professors who were part of the first faculty member are not renowned in this institution history. At that, this doctoral thesis has as its general goal to reconstruct formative journeys of the first faculty members of ESEFPA, from the primary education to the admittance to the institution. The investigation was based on studies about the history of Physical Education and in the Physical Education Courses, following the ideas of Betti (1991), Cunha (2017), Melo (1996), Grunennvaldt (1997), Figueiredo (2016), Lima (2012), Lyra (2013), Nascimento (2010), Santos (1985), Silva (2017), Silva (2015), Vilela e Rocha Junior (2006), and in the teachers training of studies Tardif (2000), Moita (2000), Cavaco (1999), Azevedo (2013), Faria Junior (1972, 1987), Pires (2007, 2008) and Treptow (2008). Methodologically, a mapping of the documental sources in local and national collection was made, in which it was found newspaper articles, decrees, laws, ordinances, resolutions, iconographic sources, among others. In order to collect the data, the Oral History research method has been chosen and, as technique, the semi structured thematic interview was chosen with the participation of the protagonists’ professors that were part of the first faculty members of this institution. The temporal cut stablished was the decades 150, 1960 and 1970. As a result, interpreting the professor formative paths, we could determine that all of them Physical Education experiences in the primary school, secondary school and in the high school, experiencing gymnastics, sports and games. Some professors have mentioned that the methods used in that time were the calisthenic, the natural Austrian method and the French method. The professors’ memories brought the relevance to interact with college education and with what has been discussed lately by the Brazilian Physical Education during their trajectory in the National School of Physical Education and Sports (Escola Nacional de Educação Física and Desportos). In this meantime, the professors had the opportunity of participating in events courses that enable them to organize events, as well as to give to courses in Pará state and in other states. These four professors´ experiences, in this time, contributed to the ESEFPA creation, since their knowledge allowed the discussion and the elaboration the regiment that supported its origin. Additionally, after graduating, the professors were qualified to be part of the faculty members of a college institution, this fact also facilitated the ESEFPA creation. In this path, the pioneer professors were responsible for the entrance examination that constituted the first class of students of the Physical Education college course in the Pará state. The experiences designed during the professors´ journey allowed them to teach several subjects in the Physical Education course, so filling the gaps left by the lack of qualified professors. Besides, these subjects developed their work in other institutions by enhancing teacher training and the teaching of Physical Education in the Pará state.
Palavras-chave: História Oral
Memórias
ESEFPA
Educação Física
Formação de professores
Escola Superior de Educação Física do Pará
Memories
ESEFPA
Professores de educação física - Formação - Pará - História
Educação Física - Estudo e ensino (Superior)
Memória histórica
Teachers Training
Physical Education
Oral History
CNPq: Ciências humanas
Educação física
Ciências da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: FARO, Carmen Lilia da Cunha. Caminhos formativos do primeiro corpo docente da Escola Superior de Educação Física do Pará (1950-1970). 2021. 300 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34798
Data do documento: 17-Dez-2021
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