Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34645
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Eu já escuto os teus sinais: as assembleias na abordagem Reggio Emília no contexto não-presencial na educação infantil
Autor(es): Bastos, Vanessa Fróes
Autor(es): Bastos, Vanessa Fróes
Primeiro Orientador: Soares, Leila da Franca
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Leila da Franca
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Letícia Chaves
metadata.dc.contributor.referee3: Canda, Cilene Nascimento
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a escuta das crianças de 1 a 3 anos a partir da abordagem Reggio Emilia, nos momentos de assembleia não-presenciais. Para entender a concepção de escuta e a prática das assembleias na abordagem Reggio Emilia, optou-se primeiramente por uma pesquisa bibliográfica, tendo algumas referências como Carla Rinaldi (2014), Adriana Friedmann (2020), Paola Strozzi (2014), Tiziana Filippini (2014), Paulo Freire (2019) e Marília Dourado (2019). Em seguida, para compreender como essa prática se deu com crianças de 1 a 3 anos no contexto não-presencial, foi realizada uma análise documental dos registros – vídeos, imagens e anotações – de oito assembleias não-presenciais. A partir dessa análise, foram formuladas quatro categorias: Escuta Corporal, Escuta Oral, Escuta Plástica e Escuta Musical. Ao final dessa investigação, a autora conclui que as crianças puderam ser escutadas através das linguagens corporal, oral, plástica e musical que expressaram, porque estas reverberaram em ações, posteriores, das educadoras, demonstrando que houve uma escuta sensível e potente. Além das escutas durante os momentos de assembleia, percebeu-se também que os kits montados para as crianças e os elementos de conexão pensados para as assembleias também se revelaram como formas de escuta das crianças. Por tudo isso, considera-se que essa pesquisa tenha grande relevância social, como contribuição para profissionais da Educação Infantil e para somar-se às pesquisas quanto ao contexto não-presencial, ocasionado pela pandemia do coronavírus.
Abstract: This research has as its theme the listening of children aged 1 to 3 years old from the Reggio Emilia approach, in moments of non-presential assembly. To understand the concept of listening and the practice of assemblies in Reggio Emilia approach, we first opted for a bibliographical research, having some references such as Carla Rinaldi (2014), Adriana Friedmann (2020), Paola Strozzi (2014), Tiziana Filippini (2014), Paulo Freire (2019) and Marília Dourado (2019). Then, to understand how this practice happened with children aged 1 to 3 years old in the non-presential context, a documental analysis of the records – videos, images and notes – of eight non-face-to-face meetings was carried out. From this analysis, four categories were formulated: Body Listening, Oral Listening, Plastic Listening and Music Listening. At the end of this investigation, the author concludes that the children could be heard through the body, oral, plastic and musical languages they expressed, because these reverberated in later actions of the educators, demonstrating that there was a sensitive and powerful listening. In addition to listening during the assembly moments, it was also noticed that the kits assembled for the children and the connection elements designed for the assemblies also revealed themselves as ways of listening to the children. For all these reasons, it is considered that this research has great social relevance, as a contribution for professionals in Early Childhood Education and to add to research in the non-presential context, caused by the coronavirus pandemic.
Palavras-chave: Abordagem Reggio Emilia
Assembleias
Educação Infantil
Contexto não-presencial
Pandemia do coronavírus
Escuta das crianças
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34645
Data do documento: 22-Nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa Fróes Bastos.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de aprovação.pdf101,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.