https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34598
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Crianças com TDAH e a escola - séries inicias |
Authors: | Magalhães, Janilsa Barreto |
metadata.dc.creator: | Magalhães, Janilsa Barreto |
Abstract: | O transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH), é caracterizado pela desatenção, agitação (ou hiperatividade), e a impulsividade. Trata-se de um tema freqüente nas escolas, pois é nessa fase que exige das crianças maior nível de concentração. As atitudes comportamentais desses indivíduos, levam alguns educadores a rotulá-los como, pestinha, bagunceiro, no mundo da-lua, dentre outros nomes pejorativos. Por conta disso, esse trabalho realizou um estudo bibliográfico sobre esse transtorno, visando mostrar o conceito, características dos sintomas, possíveis causas e seu diagnostico, com o objetivo de colher informações sobre o tema para conscientizar os educadores sobre a existência do problema e as suas conseqüências em sala de aula, para que os mesmo não o julguem de forma errônea. Além de apresentar algumas possibilidades, que são as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem desta criança. Essas práticas são todas baseadas em estudos teóricos sobre o TDAH. Dessa forma, busca-se apresentar possibilidades educacionais para que os educadores possam ajudar os seus educando a enfrentar as dificuldades resultantes do transtorno. |
Keywords: | TDAH Comportamento desatento Impulsivo Hiperativo Dificuldade Possibilidades Aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34598 |
Issue Date: | 14-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JANILSA BARRETO MAGALHAES.pdf | 263,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.