Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34597
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Memorial de formação: reflexões sobre alfabetização no ato de aprender e ensinar |
Authors: | Rangel, Roberta Cabral |
metadata.dc.creator: | Rangel, Roberta Cabral |
Abstract: | O memorial de formação é uma análise do que foi vivenciado pelo sujeito durante sua vida e quais experiências foram marcantes, significativas na criação de sua identidade e de que forma essas vivências interferem nas suas decisões e escolhas. Este trabalho traz minhas reflexões sobre a minha vida pessoal, minha alfabetização e como essas questões estão relacionadas com a decisão de me tornar pedagoga. A Alfabetização Natural, em que tive a oportunidade de vivenciar enquanto alfabetizanda e alfabetizadora é o tema principal de minha análise, sendo assim, trago algumas justificativas nas quais demonstro como esse método pode ser eficaz e prazeroso. Justificativas essas que ficaram ainda mais nítidas quando retornei a escola na qual fui alfabetizada e pude viver “o outro lado”. Pois sempre que busco nas minhas memórias todo o processo de alfabetização vivido, posso afirmar o quanto foi valioso, repleto de boas lembranças e muito aprendizado. Ao longo deste trabalho haverá sempre o paralelo entre a teoria e a prática, entre o passado e o presente, entre as escolhas que fiz e as que fui sendo guiada e conduzida a fazer. |
Keywords: | Memorial Alfabetização natural Experiência profissional |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34597 |
Issue Date: | 14-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROBERTA CABRAL RANGEL.pdf | 139,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.