Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34593
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação de jovens e adultos: a relevância da formação do professor
Authors: Oliveira, Marcos Antonio Andrade de
metadata.dc.creator: Oliveira, Marcos Antonio Andrade de
Abstract: O presente estudo trata sobre a importância da formação de professores, sobretudo na educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Revela, através de pesquisa bibliográfica e empírica do estágio curricular realizado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, problemáticas da real situação da EJA e da formação específica de professores para aturem nesta modalidade. Apresenta a concepção de EJA como direito público subjetivo na dimensão da Educação Básica, consolidado pela Constituição Federal do Brasil de 1988, sua regulamentação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000). Com foco na relação de ensino-aprendizagem entre os seus sujeitos, tratamos como hipótese que, no cotidiano da sua didática e prática pedagógica, os professores/as da EJA se valem tanto da didática da pedagogia tradicional, baseada historicamente nos exercícios de repetição, memorização e cópia, como da pedagogia libertadora da problematização que desafia a construção, desconstrução e reconstrução de novos conhecimentos através de um tratamento reflexivo e crítico perante a realidade social e educacional. Como resultado e considerações parciais, apresenta os desafios da formação de professores.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Pedagogia
EJA
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34593
Issue Date: 14-Dec-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.