Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34593
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação de jovens e adultos: a relevância da formação do professor |
Authors: | Oliveira, Marcos Antonio Andrade de |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Marcos Antonio Andrade de |
Abstract: | O presente estudo trata sobre a importância da formação de professores, sobretudo na educação básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Revela, através de pesquisa bibliográfica e empírica do estágio curricular realizado no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, problemáticas da real situação da EJA e da formação específica de professores para aturem nesta modalidade. Apresenta a concepção de EJA como direito público subjetivo na dimensão da Educação Básica, consolidado pela Constituição Federal do Brasil de 1988, sua regulamentação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000). Com foco na relação de ensino-aprendizagem entre os seus sujeitos, tratamos como hipótese que, no cotidiano da sua didática e prática pedagógica, os professores/as da EJA se valem tanto da didática da pedagogia tradicional, baseada historicamente nos exercícios de repetição, memorização e cópia, como da pedagogia libertadora da problematização que desafia a construção, desconstrução e reconstrução de novos conhecimentos através de um tratamento reflexivo e crítico perante a realidade social e educacional. Como resultado e considerações parciais, apresenta os desafios da formação de professores. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Formação de professores Ensino e aprendizagem Pedagogia EJA |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34593 |
Issue Date: | 14-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.