Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeiva, Amanda Amantes-
dc.contributor.authorSilva, Moisés da Cruz-
dc.creatorSilva, Moisés da Cruz-
dc.date.accessioned2021-12-14T13:02:46Z-
dc.date.available2021-12-14T13:02:46Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2021-08-13-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34588-
dc.description.abstractA pesquisa investiga a relação entre a atitude para a ciência e engajamento escolar (para universitários dos cursos de Ciências da Natureza) tendo em vista a participação em Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT). São empregados tanto o método qualitativo, mediante revisão de literatura, construção de instrumentos de medida e modelo estrutural, quanto o método quantitativo, com tratamento estatístico clássico e modelagem Rasch (através da linguagem de programação R) para os dados coletados. Os instrumentos de coleta (questionários em escala Likert) foram construídos buscando atender tanto a definição dos traços latentes quando suas correlações estabelecidas no modelo estrutural, elaborado para atitude e engajamento. A etapa de validação contou com 14 juízes na fase pareada e 655 estudantes do Ensino Médio, dos cursos Técnico e Superior, na fase amostral. Na análise (mediante análise fatorial exploratória e confirmatória) destacamos a avaliação da dimensionalidade, adequação dos itens e consistência interna dos instrumentos. A pesquisa efetiva contou com a participação de 1427 universitários dos cursos de Biologia, Física e Química, na qual realizamos a modelagem Rasch contemplando análise das estimativas da medida dos sujeitos, utilizadas para avaliar as correlações que deram margem para interpretar as relações entre engajamento e atitude, tendo como parâmetro a participação nos cursos. Como resultados destacamos a diferença encontrada para estudantes que participam dos programas de iniciação científica em relação aos demais, tanto para a atitude quanto para o engajamento, indicando a importância desses programas na aprendizagem de conhecimentos científicos, na sua formação acadêmica como um todo e possivelmente na carreira profissional. Não encontramos, contudo, uma relação de dependência linear entre os traços latentes, sugerindo análise a partir de outros métodos em investigação futura. Outro resultado relevante diz respeito as variáveis do Modelo de Regressão Múltipla para descrever os traços atitude e engajamento, cujos modelos apresentaram, com maior destaque, indícios da importância dos preditores tempo de participação em PICT e sexo para descrição dos referidos traços latentes. Por fim ressaltamos as contribuições do trabalho do ponto de vista metodológico (instrumentos e escala validada), acadêmico (conhecimento gerado pela definição de atitude do ponto de vista de modelo estrutural), escolar (implicações para políticas públicas de implementação de PIC).pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The research investigates the relationship between the attitude towards science and school engagement (for university students of the Natural Sciences courses) regarding Scientific and Technological Initiation Programs (PICT) participation. Qualitative and Quantitative methods were applied in order to construct assessment tools, to evaluate structural model and validate attitude an engagement scales. Classical statistics and Rasch model (through the R programming language) were employed into analysis. Questionnaires (Likert scale) were designed to meet both the definition of latent traits and their structural model correlations. The validation stage had 14 judges in the paired phase and 655 high school students, from the Technical and Higher Education courses, in the sampling phase. Exploratory and confirmatory factor analysis were performed in order to evaluate dimensionality, items adequacy and internal consistency of the instruments. The effective research had the participation of 1427 university students from Biology, Physics and Chemistry courses. Data were analyzed by Rasch modeling, which provided item and subjects' measurements, used to perform other statistical analysis, as correlations and multiple linear regression. As results, we highlight the difference for students who participate in scientific initiation programs in relation to others, both for attitude and engagement, indicating the importance of these programs in learning scientific knowledge, in their academic training as a whole and possibly in a professional career. We did not find, however, a linear dependence relationship between the latent traits, suggesting an analysis based on other methods for future investigation. Another relevant result concerns the Multiple Regression Model variables to describe the attitude and engagement traits, whose models showed, with greater emphasis, evidence of the importance of the predictors of time of participation in PICT and sex for the description of these latent traits. Finally, we emphasize the contributions of the work from the methodological point of view (instruments and validated scale), academic (knowledge generated by the definition of attitude from the point of view of a structural model), school (implications for public policies for the implementation of PIC)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtitude para ciênciapt_BR
dc.subjectEngajamento escolarpt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectMetodologia quali-quantipt_BR
dc.subjectCiência – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProgramas de aprendizado - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Atitudespt_BR
dc.subjectEnsino superior - Pesquisapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPesquisa – Metodologiapt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectPesquisa quantitativapt_BR
dc.subjectGraus acadêmicos – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAttitude towards sciencept_BR
dc.subjectSchool engagement;pt_BR
dc.subjectScientific initiationpt_BR
dc.subjectQuali-quanti methodologypt_BR
dc.titleProgramas institucionais de iniciação científica e tecnológica : contribuições para atitudes frente à ciência e engajamento escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coGuimarães, Ana Miranda-
dc.contributor.refereesCoelho, Geide Rosa-
dc.contributor.refereesCarvalho, Alexandra Souza de-
dc.contributor.refereesTeixeira, Elder Sales-
dc.contributor.refereesFreire Júnior, Olival-
dc.contributor.refereesNeiva, Amanda Amantes-
dc.contributor.refereesGuimarães, Ana Paula Miranda-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentUniversidade Estadual de Feira de Santanapt_BR
dc.publisher.programem Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/ FACEDpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA /UEFSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_MOISÉS_CRUZ_VERSÃO_FINAL.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.