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Tipo: Tese
Título: Avaliação de uma sequência didática com questão sociocientífica na educação CTSA, sob a perspectiva da pedagogia libertadora de Paulo Freire para o ensino de biologia do nível médio
Autor(es): Melo, Pedro Nascimento
Autor(es): Melo, Pedro Nascimento
Abstract: MELO, Pedro Nascimento. Avaliação de uma sequência didática com questão sociocientífica na educação CTSA, sob a perspectiva da pedagogia libertadora de Paulo Freire para o ensino de biologia do nível médio. 2021. 283 p. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS, 2021. No presente estudo assume-se que uma concepção de educação científica fundamentada na proposta problematizadora e libertadora de Paulo Freire e que dialoga com a perspectiva CTSA e o ensino baseado em QSC tem potencial para a formação de cidadãos/cidadãs autônomos/autônomas, capacitados/capacitadas a tomarem decisões informadas sobre questões sociopolíticas e socioambientais e participarem ativamente de uma sociedade democrática e pluralista. O estudo teve como objetivo avaliar o potencial de uma sequência didática (SD) para a promoção do aparecimento de posicionamentos críticos em estudantes do nível médio, sua mobilização para ações sociopolíticas e socioambientais e o seu desenvolvimento ético-moral. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, orientado pela perspectiva teórico-metodológica design research, durante o qual foram utilizados os tipos bibliográfico e empírico de pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi utilizada na construção do quadro teórico de referência que deu suporte a todas as fases do estudo, dando suporte também para análise da natureza e do sentido da educação em algumas perspectivas teóricas apresentadas por Freitag (2007) e Savinai (1988), sustentação da análise da trajetória de Paulo Freire na construção de sua práxis político-pedagógica, compreensão de como esta trajetória foi sendo construída no contexto de suas vivências e diálogos com as várias formas de conhecimento e levantamento dos elementos teóricos que deram suporte ao estudo das aproximações entre sua pedagogia libertadora e problematizadora, a educação CTSA e a educação orientada por QSC. A pesquisa empírica teve como objetivo submeter a SD à análise e avaliação de professores/professoras e/ou pesquisadores/pesquisadoras da área do ensino das Ciências para que estes/estas verificassem o seu potencial para a promoção do aparecimento de posicionamentos críticos nos/nas estudantes. Aos/Às participantes foram enviados por e-mail um questionário para avaliação da SD, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o Plano da Sequência Didática (PSD). Concluiu-se que a SD tem potencial para a promoção do aparecimento de posicionamentos críticos no comportamento dos/das estudantes sobre a relação entre o consumo de alimentos pelos seres humanos e a sobrevivência das populações de abelhas, uma vez que apresenta as seguintes características: permite a mobilização de várias áreas do conhecimento humano na abordagem da temática da QSC utilizada; descentraliza o processo de ensino-aprendizagem da figura do/da professor/professora; favorece o diálogo e a socialização entre os sujeito; promove o desenvolvimento de competências no campo do desenvolvimento individual e no campo das relações interpessoais; promove o engajamento crítico dos/das estudantes na resolução de problemas relacionados às relações entre os domínios CTSA e amplia o poder de percepção de um determinado problema.
ABSTRACT In the present study, it is assumed that a conception of science education based on the problematizing and liberating proposal of Paulo Freire and one that dialogues with the a STSE perspective and SSI-based teaching has the potential for the formation of autonomous citizens, trained and empowered to make informed decisions on socio-political and socio-environmental issues and to actively participate in a democratic and pluralistic society. The study aimed to evaluate the potential of a didactic sequence (SD) to promote the emergence of critical positions in high school students, their mobilization for sociopolitical and socio-environmental actions and their ethical-moral development. This is a study with a qualitative approach, guided by the theoretical-methodological perspective of design research, during which the bibliographic and empirical types of research were used. Bibliographic research was used to build the theoretical framework that supported all phases of the study, also supporting the analysis of the nature and meaning of education in the theoretical perspectives presented by Freitag (2007) and Savinai (1988). It was also supported in Paulo Freire's trajectory in the construction of his political-pedagogical praxis, understanding of how this trajectory was built in the context of his experiences and dialogues with the various forms of knowledge and surveys of theoretical elements that supported the study of approximations between its liberating and problematizing pedagogy, STSE education and a SSI-oriented education. The empirical research aimed to submit the SD to the analysis and evaluation of teachers and researchers in the field of Science education so that they could verify its potential to promote the emergence of critical positions in students. A questionnaire to assess the SD, the Informed Consent Form (TCLE) and the Didactic Sequence Plan (PSD) were sent to the participants by e-mail. It was concluded that SD has the potential to promote the emergence of critical positions in the behavior of students on the relationship between food consumption by human beings and the survival of bee populations, since it has the following characteristics: it allows the mobilization of various areas of human knowledge in the approach to the theme of the SSI used; it decentralizes the teaching-learning process from the figure of the teacher; favors dialogue and socialization between subjects; promotes the development of competences in the field of individual development and in the field of interpersonal relationships; it promotes the critical engagement of students in solving problems linked to the relationships between the STSE domains and increases the power of perception of a given problem.
Palavras-chave: Pedagogia Libertadora
Educação Científica - Aspectos Sociais
Formação da consciência crítica
Biologia Estudo e ensino (Ensino médio)
Ciência - Estudo e ensino(Ensino médio
Tomada de decisão
Questões sociocientíficas
Educação CTSA
Tomada de decisão
Ação sociopolítica e socioambiental
Liberation Pedagogy
Socioscientific Issues
STSE Education
Decisionmaking
Sociopolitical and socioenvironmental action
CNPq: Ciências Humanas
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
UFBA-UEFS
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34550
Data do documento: 6-Dez-2021
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