Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34514
metadata.dc.type: | Livro |
Title: | Infância afrodescendente: epistemologia crítica no ensino fundamental |
Authors: | Santos, Ana Katia Alves dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Ana Katia Alves dos |
Abstract: | A obra convida o(a) leitor(a) a refletir sobre algumas temáticas articuladas, próprias do campo da educação. A primeira, em especial, está voltada para a formação epistemológica de professores(as) em sua dimensão de inclusão da diferença e da diversidade. A segunda refere-se à valorização contemporânea dos estudos da infância que destacam a concepção de criança como sujeito de direitos, transcendendo visões que mantinham condição de invisibilidade desse grupo geracional nas práticas e definições socioeducativas. Por fim, o livro aponta para a necessidade de ampliação do debate acerca das relações étnico-raciais no contexto escolar, principalmente relativa à cultura afro-brasileira. |
Keywords: | Crianças negras - Educação – Identidade racial Crianças negras - Educação – Identidade racial Ensino fundamental - Brasil. Epistemologia social |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | EDUFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34514 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | Ciências Humanas (EDUFBA) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.