Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34514
metadata.dc.type: Livro
Title: Infância afrodescendente: epistemologia crítica no ensino fundamental
Authors: Santos, Ana Katia Alves dos
metadata.dc.creator: Santos, Ana Katia Alves dos
Abstract: A obra convida o(a) leitor(a) a refletir sobre algumas temáticas articuladas, próprias do campo da educação. A primeira, em especial, está voltada para a formação epistemológica de professores(as) em sua dimensão de inclusão da diferença e da diversidade. A segunda refere-se à valorização contemporânea dos estudos da infância que destacam a concepção de criança como sujeito de direitos, transcendendo visões que mantinham condição de invisibilidade desse grupo geracional nas práticas e definições socioeducativas. Por fim, o livro aponta para a necessidade de ampliação do debate acerca das relações étnico-raciais no contexto escolar, principalmente relativa à cultura afro-brasileira.
Keywords: Crianças negras - Educação – Identidade racial
Crianças negras - Educação – Identidade racial
Ensino fundamental - Brasil.
Epistemologia social
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: EDUFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34514
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Ciências Humanas (EDUFBA)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.