Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34453
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Ensino afrocentrado: Uma proposta para estética negra na dança
Autor : Ferreira, Danilo dos Santos
Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
Oliveira, Lorena Conceição Moreira de
metadata.dc.creator: Ferreira, Danilo dos Santos
Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
Oliveira, Lorena Conceição Moreira de
Resumen : Este relato de experiência visa investigar o impacto de propostas investigadas no Mestrado Profissional/ PRODAN, em pesquisas desenvolvidas nos espaços formais de educação básica nas redes municipais de educação de Salvador, Nazaré das Farinhas e São Francisco do Conde. Serão analisados procedimentos educacionais para o tratamento de questões étnico-raciais no currículo escolar (GOMES,2011) a partir da Dança (STRAZZACAPPA e MORANDI,2006), bem como o impacto de propostas para o desenvolvimento de uma estética negra com uma perspectiva afrocentrada (NOGUERA,2010) para os alunos. No primeiro subtítulo “Por um currículo afrocentrado e emancipatório” trataremos sobre o Referencial Curricular Franciscano, ou seja, o currículo escolar da cidade de São Francisco do Conde, bem como todos os atos de currículo e “tessituras” do mesmo até aqui, faz-se necessário propor uma educação atrelada ao modelo de educação tradicional africana: baseado nos princípios da coletividade, do cuidado com o outro, dos saberes e conhecimentos plurais, na ideia de ancestralidade, alto nível de espiritualidade e envolvimento ético, harmonia com a natureza e unidade do ser. No segundo subtítulo “Afrocentricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental” trataremos dos aspectos para que se desenvolva um ensino afrocentrado nas escolas, considerando que primeiramente é preciso descolonizar o pensamento, rejeitar a imposição de padrões eurocêntricos, e valorizar a história e cultura africana e afrobrasileira, por tantos anos subjugadas e ignoradas. No terceiro subtítulo “Manifestações Culturais Brasileiras Como Instrumento Para Um Ensino Afrocentrado” fazermos um breve levantamento de como ocorreu a colonização do Brasil considerando os aspectos que marginalizou a cultura negra e a formação das manifestações culturais de matriz africana durante esse processo histórico, buscando entender a importância da educação afrocentrada como fundamental para (re) significar a história que foi escrita sobre o papel do negro no processo de formação do Brasil.
Palabras clave : Dança
Procedimentos educacionais
Afrocentricidade
Estética negra
Negro na Dança
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34453
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_ANDA 2019.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo_ANDA 2019.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.