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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34453
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Danilo dos Santos | - |
dc.contributor.author | Freire, Francisca Jocélia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Lorena Conceição Moreira de | - |
dc.creator | Ferreira, Danilo dos Santos | - |
dc.creator | Freire, Francisca Jocélia de Oliveira | - |
dc.creator | Oliveira, Lorena Conceição Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T13:31:22Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T13:31:22Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.issn | 2238-1112 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34453 | - |
dc.description.abstract | Este relato de experiência visa investigar o impacto de propostas investigadas no Mestrado Profissional/ PRODAN, em pesquisas desenvolvidas nos espaços formais de educação básica nas redes municipais de educação de Salvador, Nazaré das Farinhas e São Francisco do Conde. Serão analisados procedimentos educacionais para o tratamento de questões étnico-raciais no currículo escolar (GOMES,2011) a partir da Dança (STRAZZACAPPA e MORANDI,2006), bem como o impacto de propostas para o desenvolvimento de uma estética negra com uma perspectiva afrocentrada (NOGUERA,2010) para os alunos. No primeiro subtítulo “Por um currículo afrocentrado e emancipatório” trataremos sobre o Referencial Curricular Franciscano, ou seja, o currículo escolar da cidade de São Francisco do Conde, bem como todos os atos de currículo e “tessituras” do mesmo até aqui, faz-se necessário propor uma educação atrelada ao modelo de educação tradicional africana: baseado nos princípios da coletividade, do cuidado com o outro, dos saberes e conhecimentos plurais, na ideia de ancestralidade, alto nível de espiritualidade e envolvimento ético, harmonia com a natureza e unidade do ser. No segundo subtítulo “Afrocentricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental” trataremos dos aspectos para que se desenvolva um ensino afrocentrado nas escolas, considerando que primeiramente é preciso descolonizar o pensamento, rejeitar a imposição de padrões eurocêntricos, e valorizar a história e cultura africana e afrobrasileira, por tantos anos subjugadas e ignoradas. No terceiro subtítulo “Manifestações Culturais Brasileiras Como Instrumento Para Um Ensino Afrocentrado” fazermos um breve levantamento de como ocorreu a colonização do Brasil considerando os aspectos que marginalizou a cultura negra e a formação das manifestações culturais de matriz africana durante esse processo histórico, buscando entender a importância da educação afrocentrada como fundamental para (re) significar a história que foi escrita sobre o papel do negro no processo de formação do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Procedimentos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Afrocentricidade | pt_BR |
dc.subject | Estética negra | pt_BR |
dc.subject | Negro na Dança | pt_BR |
dc.title | Ensino afrocentrado: Uma proposta para estética negra na dança | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | 6º Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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