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dc.contributor.authorFerreira, Danilo dos Santos-
dc.contributor.authorFreire, Francisca Jocélia de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Lorena Conceição Moreira de-
dc.creatorFerreira, Danilo dos Santos-
dc.creatorFreire, Francisca Jocélia de Oliveira-
dc.creatorOliveira, Lorena Conceição Moreira de-
dc.date.accessioned2021-11-04T13:31:22Z-
dc.date.available2021-11-04T13:31:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2238-1112-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34453-
dc.description.abstractEste relato de experiência visa investigar o impacto de propostas investigadas no Mestrado Profissional/ PRODAN, em pesquisas desenvolvidas nos espaços formais de educação básica nas redes municipais de educação de Salvador, Nazaré das Farinhas e São Francisco do Conde. Serão analisados procedimentos educacionais para o tratamento de questões étnico-raciais no currículo escolar (GOMES,2011) a partir da Dança (STRAZZACAPPA e MORANDI,2006), bem como o impacto de propostas para o desenvolvimento de uma estética negra com uma perspectiva afrocentrada (NOGUERA,2010) para os alunos. No primeiro subtítulo “Por um currículo afrocentrado e emancipatório” trataremos sobre o Referencial Curricular Franciscano, ou seja, o currículo escolar da cidade de São Francisco do Conde, bem como todos os atos de currículo e “tessituras” do mesmo até aqui, faz-se necessário propor uma educação atrelada ao modelo de educação tradicional africana: baseado nos princípios da coletividade, do cuidado com o outro, dos saberes e conhecimentos plurais, na ideia de ancestralidade, alto nível de espiritualidade e envolvimento ético, harmonia com a natureza e unidade do ser. No segundo subtítulo “Afrocentricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental” trataremos dos aspectos para que se desenvolva um ensino afrocentrado nas escolas, considerando que primeiramente é preciso descolonizar o pensamento, rejeitar a imposição de padrões eurocêntricos, e valorizar a história e cultura africana e afrobrasileira, por tantos anos subjugadas e ignoradas. No terceiro subtítulo “Manifestações Culturais Brasileiras Como Instrumento Para Um Ensino Afrocentrado” fazermos um breve levantamento de como ocorreu a colonização do Brasil considerando os aspectos que marginalizou a cultura negra e a formação das manifestações culturais de matriz africana durante esse processo histórico, buscando entender a importância da educação afrocentrada como fundamental para (re) significar a história que foi escrita sobre o papel do negro no processo de formação do Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectProcedimentos educacionaispt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectEstética negrapt_BR
dc.subjectNegro na Dançapt_BR
dc.titleEnsino afrocentrado: Uma proposta para estética negra na dançapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpub6º Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dançapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN)

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