Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34453
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Ensino afrocentrado: Uma proposta para estética negra na dança
Authors: Ferreira, Danilo dos Santos
Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
Oliveira, Lorena Conceição Moreira de
metadata.dc.creator: Ferreira, Danilo dos Santos
Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
Oliveira, Lorena Conceição Moreira de
Abstract: Este relato de experiência visa investigar o impacto de propostas investigadas no Mestrado Profissional/ PRODAN, em pesquisas desenvolvidas nos espaços formais de educação básica nas redes municipais de educação de Salvador, Nazaré das Farinhas e São Francisco do Conde. Serão analisados procedimentos educacionais para o tratamento de questões étnico-raciais no currículo escolar (GOMES,2011) a partir da Dança (STRAZZACAPPA e MORANDI,2006), bem como o impacto de propostas para o desenvolvimento de uma estética negra com uma perspectiva afrocentrada (NOGUERA,2010) para os alunos. No primeiro subtítulo “Por um currículo afrocentrado e emancipatório” trataremos sobre o Referencial Curricular Franciscano, ou seja, o currículo escolar da cidade de São Francisco do Conde, bem como todos os atos de currículo e “tessituras” do mesmo até aqui, faz-se necessário propor uma educação atrelada ao modelo de educação tradicional africana: baseado nos princípios da coletividade, do cuidado com o outro, dos saberes e conhecimentos plurais, na ideia de ancestralidade, alto nível de espiritualidade e envolvimento ético, harmonia com a natureza e unidade do ser. No segundo subtítulo “Afrocentricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental” trataremos dos aspectos para que se desenvolva um ensino afrocentrado nas escolas, considerando que primeiramente é preciso descolonizar o pensamento, rejeitar a imposição de padrões eurocêntricos, e valorizar a história e cultura africana e afrobrasileira, por tantos anos subjugadas e ignoradas. No terceiro subtítulo “Manifestações Culturais Brasileiras Como Instrumento Para Um Ensino Afrocentrado” fazermos um breve levantamento de como ocorreu a colonização do Brasil considerando os aspectos que marginalizou a cultura negra e a formação das manifestações culturais de matriz africana durante esse processo histórico, buscando entender a importância da educação afrocentrada como fundamental para (re) significar a história que foi escrita sobre o papel do negro no processo de formação do Brasil.
Keywords: Dança
Procedimentos educacionais
Afrocentricidade
Estética negra
Negro na Dança
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34453
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ANDA 2019.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open
Artigo_ANDA 2019.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.