Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34226
metadata.dc.type: | Capítulo de Livro |
Título : | Projetos e ações na formação inicial de professores interculturais |
Autor : | Paraquett, Márcia |
metadata.dc.creator: | Paraquett, Márcia |
Resumen : | Este capítulo se propõe a apresentar a experiência que tenho vivido desde 2009, na formação inicial de professores de espanhol na Universidade Federal da Bahia (UFBA), partindo do pressuposto de que é compromisso político do curso de Letras formar professores que promovam ações que propiciem a formação cidadã de seus alunos. Por isso, precisei refletir sobre algumas questões culturais da cidade de Salvador, porque me parece imprescindível associar ensino e pesquisa à realidade e às necessidades socioculturais dos sujeitos envolvidos na aprendizagem. Para tal, recuperei um projeto de pesquisa desenvolvido por duas alunas de Graduação sobre a presença do mundo hispânico na cidade de Salvador, o que lhes deu a consciência da proximidade que há entre aquele universo estrangeiro e o seu contexto de atuação, propiciando a diminuição de barreiras entre o estrangeiro e o nacional, e sugerindo uma concepção dialógica de aprendizagem de línguas. |
Palabras clave : | Língua espanhola América Latina Formação de professores |
Editorial : | Pontes |
Citación : | PARAQUETT, Marcia. Projetos e ações na formação inicial de professores de espanhol. In: LIMA, L. M. (Org.). A (in)visibilidade da América Latina na formação do professor de Espanhol. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 34. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34226 |
Fecha de publicación : | 2014 |
Aparece en las colecciones: | Livro e Capítulo (PPGLINC) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.