Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34212
Tipo: Tese
Título: A formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural e o estágio curricular supervisionado: possibilidades e limitações dessa trajetória
Autor(es): Matias, Aluska da Silva
Autor(es): Matias, Aluska da Silva
Abstract: O ensino de ciências se configura através de uma trajetória histórica que se estabelece em campos de disputas arraigados de variados interesses e contextos políticos, culturais e sociais. Ao longo das últimas décadas discussões têm direcionado para movimentos que convidam à reflexão crítica acerca das contribuições dos constructos científicos e suas implicações na educação científica. Essas demandas têm resultado em importantes modificações no modo de compreender as relações culturais estabelecidas no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de ciências, de modo que as novas tendências de educação científica adquirem um caráter intercultural. Com efeito, o compromisso e respeito com a diversidade cultural compõem o princípio da educação que integram os currículos de ciências. Isto posto, algumas questões se voltam a propor transformações na formação de professores de ciências e biologia capazes de ofertar uma educação científica com vistas à promoção de profissionais culturalmente sensíveis. Para tanto, sob influência de discussões teóricas e dos avanços nas políticas de formação desses profissionais, apontamos como uma das estratégias a consolidação dos estágios curriculares supervisionados (ECS) como agentes potencializadores da formação de um professor de ciências sensível à diversidade cultural. Vislumbrando apontar algumas alternativas para potencializar a formação nessa perspectiva, dadas as suas especificardes, construímos à luz de uma multirreferencialidade teórica o perfil de um professor de ciências sensível à diversidade cultural com vistas a contribuir nas reflexões para formação desses profissionais. Conduzidos pelas políticas de formação de professores e as mudanças nos currículos das licenciaturas a partir das determinações exigidas a partir das DCN aprovadas em 2015, adotamos a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball a fim de identificar a consolidação de políticas que se alinhem com a perspectiva formativa proposta. Aliado ao conjunto de aspectos discutidos, elegemos os estágios curriculares supervisionados como potencializadores desse processo formativo. Diante dessas questões o presente trabalho teve como objetivo investigar e refletir acerca da contribuição do estágio curricular supervisionado na formação professores de ciências sensíveis à diversidade cultural. Os resultados e caminhos teóricos e metodológicos são apresentados na presente tese que está organizada em formato multipaper e está dividida em três seções: a) a primeira seção traz apresentações mais gerais acerca das motivações e das tessituras teóricas que compuseram o trabalho; a) já a segunda seção denominada de Parte II agrupa três capítulos referentes a artigos independentes; c) por fim, na última seção são encontradas as considerações finais acerca da produção e os elementos pré-textuais que complementam e reforçam as argumentações defendidos.
ABSTRACT: The science education is configured through a historical trajectory that is established in fields of disputes rooted in various interests and political, cultural and social contexts. Over the last few decades, discussions have been directed towards movements that invite critical reflection on the contributions of scientific constructs and their implications for science education. These demands have resulted in important changes in the way of understanding the cultural relations established in the teaching-learning process in science classes, so that the new trends in science education acquire an intercultural character. Indeed, the commitment and respect for cultural diversity make up the principle of education that is part of science curricula. That said, some questions turn to propose changes in the training of science and biology teachers capable of offering scientific education with a view to promoting culturally sensitive professionals. Therefore, under the influence of theoretical discussions and advances in training policies for these professionals, we point out as one of the strategies the consolidation of supervised curricular internships as potential agents in the training of a science teacher sensitive to cultural diversity. In an attempt to find out some alternatives to enhance training in this perspective, given its specificities, we built, in the light of a theoretical multi-referentiality, the profile of a science teacher sensitive to cultural diversity, with a view to contributing to the reflections for the training of these professionals. Driven by teacher education policies and changes in undergraduate curricula from the mandates required from the DCN approved in 2015, we adopted Stephen Ball's policy cycle approach in order to identify the consolidation of policies that align with the formative perspective proposed. Allied to the set of aspects discussed, we elected the supervised curricular internships as enhancers of this training process. Faced with these issues, this study aimed to investigate and reflect on the contribution of supervised curricular internship in the training of science teachers sensitive to cultural diversity. The results and theoretical and methodological paths are presented in this thesis, which is organized in a multipaper format and is divided into three sections: a) the first section brings more general presentations about the motivations and theoretical frameworks that made up the work; a) the second section called Part II groups three chapters referring to independent articles; c) finally, the last section contains the final considerations about the production and the pre-textual elements that complement and reinforce the arguments defended.
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado
Professor de Ciências Sensível à Diversidade Cultural
Ensino de Ciências
Formação de Professores
Professores de ciência - Formação
Estágio supervisionado
Educação para diversidade
Ciência - Estudo e ensino
Educação científica
Supervised Internship
Teacher Sensitive to Cultural Diversity
Science teaching
Teacher training
CNPq: Ensino de Ciências
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
UFBA-UEFS
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34212
Data do documento: 10-Set-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_ALUSKAMATIAS_PPGEFHC.pdf5,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.