Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3413
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
Otros títulos : Ciência & Educação (Bauru)
Autor : Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Silva, Gilson de Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues
metadata.dc.creator: Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Silva, Gilson de Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues
Resumen : Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante.
Palabras clave : Ensino de Química
Ensino de Biologia
Relações em sala de aula
Narrativas
Concepções
Chemistry education
Biology education
Relationship in classroom
Narratives
Conceptions
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3413
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Química)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
v16n2a02.pdf159,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.