Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3413
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
Other Titles: Ciência & Educação (Bauru)
Authors: Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Silva, Gilson de Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues
metadata.dc.creator: Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Silva, Gilson de Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues
Abstract: Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante.
Keywords: Ensino de Química
Ensino de Biologia
Relações em sala de aula
Narrativas
Concepções
Chemistry education
Biology education
Relationship in classroom
Narratives
Conceptions
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3413
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Química)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v16n2a02.pdf159,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.