Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3413
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia |
Other Titles: | Ciência & Educação (Bauru) |
Authors: | Quadros, Ana Luiza de Silva, Dayse Carvalho da Andrade, Frank Pereira de Silva, Gilson de Freitas Aleme, Helga Gabriela Oliveira, Sheila Rodrigues |
metadata.dc.creator: | Quadros, Ana Luiza de Silva, Dayse Carvalho da Andrade, Frank Pereira de Silva, Gilson de Freitas Aleme, Helga Gabriela Oliveira, Sheila Rodrigues |
Abstract: | Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante. |
Keywords: | Ensino de Química Ensino de Biologia Relações em sala de aula Narrativas Concepções Chemistry education Biology education Relationship in classroom Narratives Conceptions |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3413 |
Issue Date: | 2010 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Química) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
v16n2a02.pdf | 159,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.