Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.author | Sousa, Micheline Fernandes de Lima | - |
dc.creator | Sousa, Micheline Fernandes de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T12:37:08Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T12:37:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2012-10 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34099 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa intitulada, Identidade e Cultura Negra na Formação das Crianças do Ensino Público Fundamental I: Uma Experiência no PIBID/Pedagogia/UFBA, analisou o papel da escola e da família na afirmação da identidade e valorização da cultura das crianças negras do 1º e 2º ano da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima. Trata-se de um estudo de caso que adotou como métodos de investigação a observação e conversas informais com equipe de apoio, gestão, professoras e crianças. Para dialogar com o tema, autoras/es que contemplam em seus escritos questões sobre identidade e cultura negra, além de documentos oficiais referentes a área da educação. O texto faz emergir assuntos como racismo e suas consequências, traz algumas concepções sobre infância e criança, além da relação histórica entre escola e afirmação da identidade negra. O trabalho relata atividade feita com as crianças e os resultados alcançados. Através da Intervenção das Bonecas, ficou constatado a participação positiva da família e entidades negras na afirmação da identidade e valorização da cultura das crianças negras e não negras da instituição. A escola mostrou que seu papel, nesses construtos, ainda possui pouca expressividade, mesmo com a iniciativa de algumas professoras e de eventos, como da Beleza Negra, organizado pela mesma. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança negra | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Identidade e cultura negra na formação das crianças do ensino público fundamental I: uma experiência no PIBID/Pedagogia/UFBA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Ana Katia Alves dos | - |
dc.contributor.referees | Batista, Hildonice de Souza | - |
dc.contributor.referees | Ramos, Menandro Celso de Castro | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MICHELINE FERNANDES DE LIMA SOUSA.pdf | 590,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.