Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.authorSousa, Micheline Fernandes de Lima-
dc.creatorSousa, Micheline Fernandes de Lima-
dc.date.accessioned2021-08-30T12:37:08Z-
dc.date.available2021-08-30T12:37:08Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.date.submitted2012-10-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34099-
dc.description.abstractA presente pesquisa intitulada, Identidade e Cultura Negra na Formação das Crianças do Ensino Público Fundamental I: Uma Experiência no PIBID/Pedagogia/UFBA, analisou o papel da escola e da família na afirmação da identidade e valorização da cultura das crianças negras do 1º e 2º ano da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima. Trata-se de um estudo de caso que adotou como métodos de investigação a observação e conversas informais com equipe de apoio, gestão, professoras e crianças. Para dialogar com o tema, autoras/es que contemplam em seus escritos questões sobre identidade e cultura negra, além de documentos oficiais referentes a área da educação. O texto faz emergir assuntos como racismo e suas consequências, traz algumas concepções sobre infância e criança, além da relação histórica entre escola e afirmação da identidade negra. O trabalho relata atividade feita com as crianças e os resultados alcançados. Através da Intervenção das Bonecas, ficou constatado a participação positiva da família e entidades negras na afirmação da identidade e valorização da cultura das crianças negras e não negras da instituição. A escola mostrou que seu papel, nesses construtos, ainda possui pouca expressividade, mesmo com a iniciativa de algumas professoras e de eventos, como da Beleza Negra, organizado pela mesma.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriança negrapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleIdentidade e cultura negra na formação das crianças do ensino público fundamental I: uma experiência no PIBID/Pedagogia/UFBApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Ana Katia Alves dos-
dc.contributor.refereesBatista, Hildonice de Souza-
dc.contributor.refereesRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELINE FERNANDES DE LIMA SOUSA.pdf590,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.