Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34098
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Curadoria Autoral-Coletiva de uma exposição educativa sobre racismo científico: relatando experiências itinerantes
Other Titles: Revista Ciências & Ideias
Authors: Dias, Thiago Leandro da Silva
metadata.dc.creator: Dias, Thiago Leandro da Silva
Abstract: A exposição Ciência, Raça e Literatura envolve um projeto colaborativo que tem sido apresentado ao público geral e para professores(as) e estudantes da educação básica e superior desde o ano de 2013. Esse relato pretende sistematizar o processo de elaboração da exposição em questão, explicitando as intenções, fundamentos e dinâmicas de planejamento e montagem, como forma de caracterizar os princípios que orientam o processo de curadoria, por meio da análise documental da memória do trabalho de concepção e organização da exposição em arquivos derivados de reuniões de planejamento e do acervo expositivo, entremeados pela minha vivência como coautor do processo e do diálogo com outros(as) curadores(as). A relevância da experiência expositiva pode ser verificada em função de alguns dos seus princípios de curadoria e montagem (itinerante, contextual e com processo de curadoria autoral-coletiva), o que possibilita maior interlocução de atores e instituições na implementação de seus objetivos e princípios.
Keywords: Concepção expográfica
Formação de professores-pesquisadores
Educação das relações étnico-raciais
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Revista Ciências & Ideias
Citation: DIAS, T. L. da S. Curadoria Autoral-Coletiva de uma exposição educativa sobre racismo científico: relatando experiências itinerantes. Revista Ciências & Ideias, v. 12, n. 2, p. 126-143, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34098
Issue Date: 15-Jul-2021
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (PPGEFHC)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.