Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Bárbara Carine Soares | - |
dc.contributor.author | Mateus-Vargas, Maritza | - |
dc.creator | Mateus-Vargas, Maritza | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T12:27:21Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T12:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-15 | - |
dc.identifier.other | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34097 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se concentra em expor as perspectivas presentes nas concepções das e dos alunos de licenciatura em biologia de duas universidades públicas da cidade de Bogotá, para determinar que visões os alunos têm em relação às formas de conhecimento distintas das epistemologias europeias. A questão central desta pesquisa é: quais são as concepções dos professores em formação inicial sobre a classificação dos seres vivos numa perspectiva decolonial: o caso das licenciaturas em Biologia da Universidad Pedagógica Nacional e da Universidad Distrital de Francisco José de Caldas? A classificação dos seres vivos é o tema central da pesquisa por se tratar de uma construção conceitual, o que a torna um exemplo claro da influência cultural em sua formação como conhecimento. Diferentes culturas criam diferentes formas de nomear e organizar os organismos com base em suas observações, o que nos permite mostrar as diferenças entre os construtos tradicionais e ocidentais e suas contribuições para a formação de professores. Para responder este questionamento, foram levantados três objetivos específicos que buscam estruturar o referencial teórico-metodológico da pesquisa (fase exploratória), que posteriormente será articulado com a ideação, aplicação e análise de um instrumento de coleta de informações - questionário do tipo Likert -. O primeiro objetivo investiga as bases teórico-metodológicas que permitem o estudo das concepções dos professores, para tanto foram realizados dois Mapeamentos Bibliográficos Informativos nos quais foram identificados seis abordagens e catorze campos temáticos que permitiram configurar a perspectiva teórico-metodológica desta investigação. Com o segundo objetivo pretende-se estabelecer dimensões que enquadrem o estudo das concepções de professores em formação inicial, estruturaram-se três dimensões e sete nós, que, juntamente com as abordagens e campos temáticos, permitiram a criação e posterior análise de um Questionário de Escala Likert de Ponderação Múltipla (CPM-SL). Este questionário foi aplicado a 175 alunos de graduação em biologia da Universidad Pedagógica Nacional e da Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Suas respostas foram submetidas a uma Análise Fatorial de Componentes Principais, que permitiu a identificação de sete concepções, que contêm desde perspectivas científicas até perspectivas decoloniais-interculturais. Isso abre espaço para reflexão sobre as concepções de professores em formação, bem como o papel dos processos formativos dos quais esses alunos estão fazendo parte. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMEN Esta investigación se centra en la exposición de las perspectivas presentes en las concepciones de los estudiantes de licenciatura en biología de dos universidades públicas de la ciudad de Bogotá, para determinar qué visiones tienen los estudiantes en relación a formas de conocimientos diferentes a las epistemologías europeas. La cuestión central de esta investigación es ¿Cuáles son las concepciones de los profesores y las profesoras en formación inicial sobre la clasificación de los seres vivos desde una perspectiva decolonial: el caso de las licenciaturas en Biología de la Universidad Pedagógica Nacional y la Universidad Distrital Francisco José de Caldas? La clasificación de los seres vivos el tema eje de la investigación por ser una construcción conceptual, lo que la convierte en un claro ejemplo de la influencia cultural en su conformación como conocimiento. Diferentes culturas crean formas diversas de nombrar y organizar los organismos a partir de sus observaciones, esto nos permite mostrar las diferencias entre los constructos tradicionales y los occidentales y sus contribuciones a la formación de profesores. Para dar respuesta a esta pregunta se plantearon tres objetivos específicos que buscan estructurar el marco teórico metodológico de la investigación (fase exploratoria), el cual posteriormente será articulado con el diseño, la aplicación y análisis de un instrumento de recopilación de información -cuestionario tipo Likert-. El primer objetivo indaga sobre las bases teóricas y metodológicas que permitan el estudio de las concepciones de los profesores, con tal fin se realizaron dos Mapeamientos Informacionales Bibliográficos en el que se identificaron seis enfoques y catorce campos temáticos que permitieron configurar la perspectiva teórico-metodológica de esta investigación. Con el segundo objetivo se pretende establecer dimensiones que enmarquen el estudio de las concepciones de los profesores en formación inicial, se estructuraron tres dimensiones y siete nodos, que, conjuntamente a los enfoques y campos temáticos, permitieron la creación y posterior análisis de un Cuestionario de Ponderación de Múltiple Escala Likert (CPM-SL). Tal cuestionario fue aplicado a 175 estudiantes de licenciatura en biología de la Universidad Pedagógica Nacional y la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Sus respuestas fueron sometidas a un Análisis Factorial de Componentes Principales, que permitió la identificación de siete concepciones, que abarcan desde perspectivas cientificistas hasta perspectivas decoloniales-interculturales. Esto abra el espacio a la reflexión sobre las concepciones de los profesores en formación, así como el papel de los procesos de formación de los cuales están siendo parte estos estudiantes | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This research focuses on exposing the perspectives present in the conceptions of undergraduate
students in biology from two public universities in the city of Bogotá, to determine what visions
the students have in relation to forms of knowledge different from European epistemologies. The central question of this research is: what are the conceptions of the professors in initial
training about the classification of living beings from a decolonial perspective: the case of the
degrees in Biology of the National Pedagogical University and the Universidad Distrital Francisco
Jose de Caldas? The classification of living beings is the central theme of the research because it
is a conceptual construction, which makes it a clear example of the cultural influence in its
formation as knowledge. Different cultures create different ways of naming and organizing
organisms based on their observations, this allows us to show the differences between
traditional and Western constructs and their contributions to teacher training. To answer this
question, three specific objectives were raised that seek to structure the theoreticalmethodological framework of the research (exploratory phase), which will later be articulated with the design, application, and analysis of an information collection instrument - Likert-type questionnaire -. The first objective investigates the theoretical and methodological bases that
allow the study of the teachers' conceptions, for this purpose two Bibliographic Informational
Mappings were carried out in which 6 approaches and fourteen thematic fields were identified that allowed to configure the theoretical-methodological perspective of this investigation. With the second objective, it is intended to establish dimensions that frame the study of the
conceptions of teachers in initial training, three dimensions and seven nodes were structured, which, together with the approaches and thematic fields, allowed the creation and subsequent
analysis of a Questionnaire of Multiple Weighting Likert Scale (CPM-SL). This questionnaire was
applied to 175 undergraduate students in biology from the Universidad Pedagógica Nacional and the Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Their responses were subjected to a Factor Analysis of Principal Components, which allowed the identification of seven conceptions,
ranging from scientific perspectives to decolonial-intercultural perspectives. This opens the space for reflection on the conceptions of the teachers in training, as well as the role of the
training processes of which these students are being part. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordinación de la formación del personal de nivel superior - CAPES - | pt_BR |
dc.language.iso | es | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores de biologia - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação intercultural | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial do professor | pt_BR |
dc.subject | Vida (Biologia) - Classificação | pt_BR |
dc.subject | Classificação | pt_BR |
dc.subject | Descolonização | pt_BR |
dc.subject | Descolonización | pt_BR |
dc.subject | interculturalidad crítica | pt_BR |
dc.subject | sistemas de clasificación de los seres vivos | pt_BR |
dc.subject | concepciones de los profesores | pt_BR |
dc.subject | formación inicial de profesores | pt_BR |
dc.subject | Decolonization | pt_BR |
dc.subject | critical interculturality | pt_BR |
dc.subject | classification systems of living beings | pt_BR |
dc.subject | teachers' conceptions | pt_BR |
dc.subject | initial teacher training | pt_BR |
dc.title | Concepciones de los profesores en formación inicial sobre la clasificación de los seres vivos desde una perspectiva decolonial: el caso de la licenciatura en biología de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas y la Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá – Colombia) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Andrade, Adela Molina | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Rosiléia Oliveira de | - |
dc.contributor.referees | Costa-Neto, Eraldo Medeiros | - |
dc.contributor.referees | Valladares, Liliana | - |
dc.contributor.referees | Sánchez Arteaga, Juan Manuel | - |
dc.contributor.referees | Pinheiro, Bárbara Carine Soares | - |
dc.contributor.referees | Andrade, Adela Molina | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de educação | pt_BR |
dc.publisher.program | em Ensino, Filosofia e História das Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEFS/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGEFHC)
|