Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Celma Borges | - |
dc.contributor.author | Lopes, Angélica Nardi Serapião | - |
dc.creator | Lopes, Angélica Nardi Serapião | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T11:57:38Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24T11:57:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34019 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em um estudo sobre a afetividade na relação
professor-aluno no âmbito da sala de aula. A pesquisa tem como objetivo produzir
uma análise crítica sobre o papel da afetividade e a sua relevância no processo de
aprendizagem no segmento do ensino médio.
Buscamos situar o papel e a importância da afetividade nas inter-relações
entre aluno, professor e conhecimento no contexto escolar e nas condições de
ensino e de aprendizagem.
Para substanciar a pesquisa tomamos como base teórica os estudos de
Wallon, Vygotsky, Freud e Piaget, uma pesquisa exploratória com metodologia
qualitativa, os sujeitos participantes da pesquisa são alunos do Ensino Médio de
uma escola da rede privada.
Concluímos, a partir das analises realizadas que a afetividade possui um
papel fundamental na relação professor – aluno influenciando dessa forma na
aprendizagem. A afetividade é importante para que se estabeleça uma melhor
relação educativa entre professores e alunos, favorável, à aprendizagem dos
conteúdos escolares, sem desconsiderar os aspectos afetivos que são de grande
valia para a constituição do ser humano completo. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This paper is a study about affection in the teacher-student relationship within the classroom. The research has the goal of analyzing the role and relevance that
affection takes in the learning process in middle school level.
We try to shed some light on the role and relevance that affection plays in the relation among students, teacher and knowledge in the school environment and how it affects the conditions of teaching and learning. This research is an explanatory study conducted with a qualitative methodology. The
subjetcts were middle school students from a private school. As a theoretical base for our research, we took the studies of Wallon, Vygotsky, Freud, and Piaget.
Our conclusion points out that affection has a fundamental role in teacher-students
relationship and influence on learning. Affection is relevant for establish a better pedagogical link between teacher and students, as well as for generate an
environment more favorable to learning the contents of the school program, without
harming the emotional aspects that are essential to an integral development of the human being. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Relação Educativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Affection | pt_BR |
dc.subject | Educational relationship | pt_BR |
dc.subject | Middle school | pt_BR |
dc.title | A afetividade nas relações interpessoais na sala de aula do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Gomes, Celma Borges | - |
dc.contributor.referees | Rodriguez, Felix Marcial Diaz | - |
dc.contributor.referees | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educaçao | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|