Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Celma Borges-
dc.contributor.authorLopes, Angélica Nardi Serapião-
dc.creatorLopes, Angélica Nardi Serapião-
dc.date.accessioned2021-08-24T11:57:38Z-
dc.date.available2021-08-24T11:57:38Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34019-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em um estudo sobre a afetividade na relação professor-aluno no âmbito da sala de aula. A pesquisa tem como objetivo produzir uma análise crítica sobre o papel da afetividade e a sua relevância no processo de aprendizagem no segmento do ensino médio. Buscamos situar o papel e a importância da afetividade nas inter-relações entre aluno, professor e conhecimento no contexto escolar e nas condições de ensino e de aprendizagem. Para substanciar a pesquisa tomamos como base teórica os estudos de Wallon, Vygotsky, Freud e Piaget, uma pesquisa exploratória com metodologia qualitativa, os sujeitos participantes da pesquisa são alunos do Ensino Médio de uma escola da rede privada. Concluímos, a partir das analises realizadas que a afetividade possui um papel fundamental na relação professor – aluno influenciando dessa forma na aprendizagem. A afetividade é importante para que se estabeleça uma melhor relação educativa entre professores e alunos, favorável, à aprendizagem dos conteúdos escolares, sem desconsiderar os aspectos afetivos que são de grande valia para a constituição do ser humano completo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This paper is a study about affection in the teacher-student relationship within the classroom. The research has the goal of analyzing the role and relevance that affection takes in the learning process in middle school level. We try to shed some light on the role and relevance that affection plays in the relation among students, teacher and knowledge in the school environment and how it affects the conditions of teaching and learning. This research is an explanatory study conducted with a qualitative methodology. The subjetcts were middle school students from a private school. As a theoretical base for our research, we took the studies of Wallon, Vygotsky, Freud, and Piaget. Our conclusion points out that affection has a fundamental role in teacher-students relationship and influence on learning. Affection is relevant for establish a better pedagogical link between teacher and students, as well as for generate an environment more favorable to learning the contents of the school program, without harming the emotional aspects that are essential to an integral development of the human being.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRelação Educativapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectEducational relationshippt_BR
dc.subjectMiddle schoolpt_BR
dc.titleA afetividade nas relações interpessoais na sala de aula do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGomes, Celma Borges-
dc.contributor.refereesRodriguez, Felix Marcial Diaz-
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçaopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ANGELICA NARDI SERAPIAO LOPES(2).pdf357,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.