Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViégas, Lygia de Sousa-
dc.contributor.authorBulcão, Ana Paula Pereira-
dc.creatorBulcão, Ana Paula Pereira-
dc.date.accessioned2021-08-13T16:51:03Z-
dc.date.available2021-08-13T16:51:03Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33913-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo conhecer os avanços teóricos e desafios práticos na formação de professores, na compreensão do fracasso escolar. Para tanto a pesquisa foi desenvolvida utilizando um abordagem qualitativa, por meio da realização de uma entrevista semiestruturada e não-diretiva a uma professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. No âmbito teórico, foi feita uma revisão bibliográfica, tendo como principal referencial a obra de Maria Helena Souza Patto – A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia, a qual revelou que existe uma tendência de acreditar que as crianças não aprendem devido ao seu contexto biológico ou social.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This research aims to understand the theoretical advances and practical challenges in teacher education, understanding of school failure. For both the research was conducted using a qualitative approach by conducting a semi-structured interview and non-directive a Professor of the Faculty of Education at the Federal University of Bahia. At the theoretical level, we performed a literature review, the main reference the work of Maria Helena Souza Patto - The production of school failure: Stories of submission and rebellion, which revealed that there is a tendency to believe that children do not learn due to biological or social context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectDiagnósticospt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectCamadas popularespt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectAvanços teóricospt_BR
dc.subjectDesafios práticospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectDiagnosticspt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectLayers popularpt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subjectAdvances theoreticalpt_BR
dc.subjectPractical challengespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleFracasso escolar: avanços teóricos e desafios práticos na formação de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesViégas, Lygia de Sousa-
dc.contributor.refereesMortada, Samir Perez-
dc.contributor.refereesTeles, Liliane Alves da Luz-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA PEREIRA BULCAO_capa.pdf190,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANA PAULA PEREIRA BULCAO_texto.pdf541,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.