Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Viégas, Lygia de Sousa | - |
dc.contributor.author | Bulcão, Ana Paula Pereira | - |
dc.creator | Bulcão, Ana Paula Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T16:51:03Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T16:51:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33913 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo conhecer os avanços teóricos e desafios práticos na formação de professores, na compreensão do fracasso escolar. Para tanto a pesquisa foi desenvolvida utilizando um abordagem qualitativa, por meio da realização de uma entrevista semiestruturada e não-diretiva a uma professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. No âmbito teórico, foi feita uma revisão bibliográfica, tendo como principal referencial a obra de Maria Helena Souza Patto – A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia, a qual revelou que existe uma tendência de acreditar que as crianças não aprendem devido ao seu contexto biológico ou social. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This research aims to understand the theoretical advances and practical challenges in teacher education, understanding of school failure. For both the research was conducted using a qualitative approach by conducting a semi-structured interview and non-directive a Professor of the Faculty of Education at the Federal University of Bahia. At the theoretical level, we performed a literature review, the main reference the work of Maria Helena Souza Patto - The production of school failure: Stories of submission and rebellion, which revealed that there is a tendency to believe that children do not learn due to biological or social context. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Diagnósticos | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Camadas populares | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Avanços teóricos | pt_BR |
dc.subject | Desafios práticos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | School failure | pt_BR |
dc.subject | Diagnostics | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Layers popular | pt_BR |
dc.subject | Social inequality | pt_BR |
dc.subject | Advances theoretical | pt_BR |
dc.subject | Practical challenges | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Fracasso escolar: avanços teóricos e desafios práticos na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Viégas, Lygia de Sousa | - |
dc.contributor.referees | Mortada, Samir Perez | - |
dc.contributor.referees | Teles, Liliane Alves da Luz | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA PEREIRA BULCAO_capa.pdf | 190,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ANA PAULA PEREIRA BULCAO_texto.pdf | 541,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.