Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33758
Tipo: Dissertação
Título: Causas da evasão e retenção no curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia
Autor(es): Campos, Camila Ferreira
Autor(es): Campos, Camila Ferreira
Abstract: A evasão e a retenção são fenômenos complexos que estão aumentando e tornando-se comuns nos cursos superiores, justificados não apenas por um componente, mas por um conjunto de fatores que interferem na permanência, ou não, do estudante na educação superior, que afetam o desempenho das universidades e geram consequências sociais, acadêmicas e econômicas. O presente estudo objetivou identificar os aspectos motivadores da evasão e da retenção no Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. Para alcançar o objetivo indicado, buscaram-se os motivos da evasão e retenção na educação superior no Brasil e traçou-se o perfil dos alunos evadidos e retidos do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: a pesquisa bibliográfica, por meio do estudo levantado no referencial teórico sobre evasão e retenção; a coleta dos dados quantitativos, através do Sistema de Graduação Acadêmica e do Núcleo de Estatística e Documentação; e o envio de questionários, com o intuito de traçar o perfil dos estudantes e identificar as causas da evasão e retenção dos alunos do curso em estudo. A partir da análise de dados foi possível perceber que os fatores individuais são os mais relevantes para evasão, sendo a falta de identificação com o curso o principal motivo. No caso da retenção, os principais motivadores são os fatores externos à instituição, sendo a dificuldade em conciliar trabalho e estudo a principal causa para a permanência prolongada. Foi possível constatar que os aspectos motivadores da evasão e retenção no Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia não diferem dos resultados encontrados em outros estudos sobre o mesmo tema. Conclui-se que, a pesquisa apresenta relevância social e acadêmica, pois, pode fomentar discussões sobre fenômeno investigado, além de possibilitar uma reflexão sobre prejuízos financeiros, econômicos e sociais causados pela evasão e retenção no ensino superior e contribuir para a melhoria de qualidade do ensino-aprendizagem no ensino superior.
Palavras-chave: Educação superior
Evasão
Retenção no ensino superior
Biblioteconomia
Evasão no ensino superior
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33758
Data do documento: 19-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA - DISSERTAÇÃO versão final.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.