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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Causas da evasão e retenção no curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia
Autor : Campos, Camila Ferreira
metadata.dc.creator: Campos, Camila Ferreira
Resumen : A evasão e a retenção são fenômenos complexos que estão aumentando e tornando-se comuns nos cursos superiores, justificados não apenas por um componente, mas por um conjunto de fatores que interferem na permanência, ou não, do estudante na educação superior, que afetam o desempenho das universidades e geram consequências sociais, acadêmicas e econômicas. O presente estudo objetivou identificar os aspectos motivadores da evasão e da retenção no Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. Para alcançar o objetivo indicado, buscaram-se os motivos da evasão e retenção na educação superior no Brasil e traçou-se o perfil dos alunos evadidos e retidos do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: a pesquisa bibliográfica, por meio do estudo levantado no referencial teórico sobre evasão e retenção; a coleta dos dados quantitativos, através do Sistema de Graduação Acadêmica e do Núcleo de Estatística e Documentação; e o envio de questionários, com o intuito de traçar o perfil dos estudantes e identificar as causas da evasão e retenção dos alunos do curso em estudo. A partir da análise de dados foi possível perceber que os fatores individuais são os mais relevantes para evasão, sendo a falta de identificação com o curso o principal motivo. No caso da retenção, os principais motivadores são os fatores externos à instituição, sendo a dificuldade em conciliar trabalho e estudo a principal causa para a permanência prolongada. Foi possível constatar que os aspectos motivadores da evasão e retenção no Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia não diferem dos resultados encontrados em outros estudos sobre o mesmo tema. Conclui-se que, a pesquisa apresenta relevância social e acadêmica, pois, pode fomentar discussões sobre fenômeno investigado, além de possibilitar uma reflexão sobre prejuízos financeiros, econômicos e sociais causados pela evasão e retenção no ensino superior e contribuir para a melhoria de qualidade do ensino-aprendizagem no ensino superior.
Palabras clave : Educação superior
Evasão
Retenção no ensino superior
Biblioteconomia
Evasão no ensino superior
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33758
Fecha de publicación : 19-jul-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCI)

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