Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33758
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alves, Fernanda Maria Melo | - |
dc.contributor.author | Campos, Camila Ferreira | - |
dc.creator | Campos, Camila Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-19T19:21:04Z | - |
dc.date.available | 2021-07-19T19:21:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33758 | - |
dc.description.abstract | A evasão e a retenção são fenômenos complexos que estão aumentando e tornando-se comuns nos cursos superiores, justificados não apenas por um componente, mas por um conjunto de fatores que interferem na permanência, ou não, do estudante na educação superior, que afetam o desempenho das universidades e geram consequências sociais, acadêmicas e econômicas. O presente estudo objetivou identificar os aspectos motivadores da evasão e da retenção no Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. Para alcançar o objetivo indicado, buscaram-se os motivos da evasão e retenção na educação superior no Brasil e traçou-se o perfil dos alunos evadidos e retidos do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: a pesquisa bibliográfica, por meio do estudo levantado no referencial teórico sobre evasão e retenção; a coleta dos dados quantitativos, através do Sistema de Graduação Acadêmica e do Núcleo de Estatística e Documentação; e o envio de questionários, com o intuito de traçar o perfil dos estudantes e identificar as causas da evasão e retenção dos alunos do curso em estudo. A partir da análise de dados foi possível perceber que os fatores individuais são os mais relevantes para evasão, sendo a falta de identificação com o curso o principal motivo. No caso da retenção, os principais motivadores são os fatores externos à instituição, sendo a dificuldade em conciliar trabalho e estudo a principal causa para a permanência prolongada. Foi possível constatar que os aspectos motivadores da evasão e retenção no Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia não diferem dos resultados encontrados em outros estudos sobre o mesmo tema. Conclui-se que, a pesquisa apresenta relevância social e acadêmica, pois, pode fomentar discussões sobre fenômeno investigado, além de possibilitar uma reflexão sobre prejuízos financeiros, econômicos e sociais causados pela evasão e retenção no ensino superior e contribuir para a melhoria de qualidade do ensino-aprendizagem no ensino superior. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Retenção no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Evasão no ensino superior | pt_BR |
dc.title | Causas da evasão e retenção no curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Alves, Fernanda Maria Melo | - |
dc.contributor.referees | Moreiro González, José Antonio | - |
dc.contributor.referees | Barreira, Maria Isabel de Jesus Sousa | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGCI) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAMILA - DISSERTAÇÃO versão final.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.