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dc.contributor.advisorAlves, Fernanda Maria Melo-
dc.contributor.authorCampos, Camila Ferreira-
dc.creatorCampos, Camila Ferreira-
dc.date.accessioned2021-07-19T19:21:04Z-
dc.date.available2021-07-19T19:21:04Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.date.submitted2020-12-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33758-
dc.description.abstractA evasão e a retenção são fenômenos complexos que estão aumentando e tornando-se comuns nos cursos superiores, justificados não apenas por um componente, mas por um conjunto de fatores que interferem na permanência, ou não, do estudante na educação superior, que afetam o desempenho das universidades e geram consequências sociais, acadêmicas e econômicas. O presente estudo objetivou identificar os aspectos motivadores da evasão e da retenção no Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. Para alcançar o objetivo indicado, buscaram-se os motivos da evasão e retenção na educação superior no Brasil e traçou-se o perfil dos alunos evadidos e retidos do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: a pesquisa bibliográfica, por meio do estudo levantado no referencial teórico sobre evasão e retenção; a coleta dos dados quantitativos, através do Sistema de Graduação Acadêmica e do Núcleo de Estatística e Documentação; e o envio de questionários, com o intuito de traçar o perfil dos estudantes e identificar as causas da evasão e retenção dos alunos do curso em estudo. A partir da análise de dados foi possível perceber que os fatores individuais são os mais relevantes para evasão, sendo a falta de identificação com o curso o principal motivo. No caso da retenção, os principais motivadores são os fatores externos à instituição, sendo a dificuldade em conciliar trabalho e estudo a principal causa para a permanência prolongada. Foi possível constatar que os aspectos motivadores da evasão e retenção no Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia não diferem dos resultados encontrados em outros estudos sobre o mesmo tema. Conclui-se que, a pesquisa apresenta relevância social e acadêmica, pois, pode fomentar discussões sobre fenômeno investigado, além de possibilitar uma reflexão sobre prejuízos financeiros, econômicos e sociais causados pela evasão e retenção no ensino superior e contribuir para a melhoria de qualidade do ensino-aprendizagem no ensino superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectRetenção no ensino superiorpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectEvasão no ensino superiorpt_BR
dc.titleCausas da evasão e retenção no curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlves, Fernanda Maria Melo-
dc.contributor.refereesMoreiro González, José Antonio-
dc.contributor.refereesBarreira, Maria Isabel de Jesus Sousa-
dc.publisher.departamentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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