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Tipo: Dissertação
Título: Lápis cor de pele? De qual corpo humano falamos?
Autor(es): Torres, Angela de oliveira Pinheiro
Autor(es): Torres, Angela de oliveira Pinheiro
Abstract: ABSTRACT Compreender a complexidade que perpassa o processo de construção da autoimagem parece tarefa difícil. Vários fatores contribuem para que o autoconceito seja estabelecido de forma íntegra ou não. Neste sentido, devemos considerar todos os constituintes simbólicos e biológicos que ajudam nesta construção. O corpo biológico negro, por sua estigmatização histórica, se constituiu como um ideal de imagem socialmente rejeitado. Pertencê-lo significou, por anos, carregar o fardo da inferioridade do ser. Esta desumanização, nas décadas passadas, foi recorrentemente evidenciada dentro dos livros didáticos que reproduziam ideias perversas de uma sociedade racista. Em meados de 1990, o Ministério da Educação passou a se preocupar também com o conteúdo trazido nos livros didáticos de forma a corroborar com o estabelecimento de algumas mudanças que versavam sobre a qualidade deste material didático. Mas que mudanças foram essas e para que serviram? A presente pesquisa busca analisar como o corpo negro, enquanto categoria de corpo humano, é representado nos livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental I. Nossa pesquisa é qualitativa, aportada na análise documental. A partir da análise imagética, percebemos que se por um lado os livros didáticos evitam reproduzir estereótipos depreciativos, agora não aceitáveis pela comunidade negra, por outro, ele força um apagamento do negro em suas páginas. A pouca utilização de sua imagem, ou a representação de um rosto que compõe uma homogeneidade entre brancos e negros, fomentam a sensação do não pertencimento; de uma invisibilidade que insiste em nos fazer reféns da violência do racismo.
Palavras-chave: Corpo humano
Livro didático
Negro
Autoimagem
Ensino de ciências
Negros nos livros didáticos
Ciência - Estudo e ensino(Ensino fundamental)
Autopercepção
Racismo nos livros didáticos
Black human body
Textbook
Science teaching
Self-image
CNPq: Ensino
Ciências Humanas
Educaçao
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
UFBA-UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Ensino , Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33603
Data do documento: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

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