Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33579
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG |
Authors: | Vieira, Nara Cordova |
metadata.dc.creator: | Vieira, Nara Cordova |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo abordar o processo de investigação e criação artística em estudo com e nas corta-ventos da Banda de Congo José Lúcio Rocha de Airões, distrito de Paula Cândido-MG: Maria de Lourdes Mateus e Marcelly Cristina Mateus Celestino. Vó e neta, mulheres negras quilombolas, contam, cantam e dançam suas histórias em afrografias – as oralituras denominadas por Leda Maria Martins (1997). A escolha desta pesquisa é devido a minha trajetória de mulher negra e à priorização dos estudos em dança em referência às culturas populares afro-brasileiras e afro-ameríndias. O Congado, cultura local mineira, é meu estudo iniciado na graduação em Dança na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e que continua neste mestrado. O destaque para as mulheres negras é uma escolha política pelo nosso protagonismo ainda pouco reconhecido e também pelo meu interesse de vida e estudo, que perpassa por uma luta antirracista em contexto de racismo estrutural. Para apresentar meu lugar de fala, dialogo com Djamila Ribeiro (2017) em discussão sobre interseccionalidades (RIBEIRO, 2017; AKOTIRENE, 2018). Para articular minhas concepções teóricometodológicas e os caminhos da criação artística, escolhi as autoras: Leda Maria Martins (1997; 2002; 2003), que trata da oralitura e da afrografia; Conceição Evaristo (2003; 2016), que conceitua a escrevivência; Armindo Bião (1995; 1999) e Daniela Amoroso (2009; 2019) – referências da etnocenologia e, especificamente, do Skènos, dispositivo de pesquisa e criação desenvolvido por Daniela Amoroso (2009;2019) –, que sustentam a metodologia escolhida para este trabalho baseada na descrição etnográfica no corpo e em laboratórios de pesquisa e criação; e Renata Silva (2011; 2012; 2014; 2015), referência do processo de criação em dança. Com todas essas orientações, traço grafias em dança em processo de criação nomeado Andeja nos Ventos, que apresento em dança e escrita textual. |
Keywords: | Dança Criação (Literária, artística, etc.) Mulheres negras Congadas - Paula Cândido (MG) Corta-ventos |
metadata.dc.subject.cnpq: | Dança |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33579 |
Issue Date: | 16-Jun-2021 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGDANCA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Nara Vieira.pdf | 5,44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.