Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.author | Vieira, Nara Cordova | - |
dc.creator | Vieira, Nara Cordova | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-16T13:15:38Z | - |
dc.date.available | 2021-06-16T13:15:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-16 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33579 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo abordar o processo de investigação e criação
artística em estudo com e nas corta-ventos da Banda de Congo José Lúcio Rocha de
Airões, distrito de Paula Cândido-MG: Maria de Lourdes Mateus e Marcelly Cristina
Mateus Celestino. Vó e neta, mulheres negras quilombolas, contam, cantam e dançam
suas histórias em afrografias – as oralituras denominadas por Leda Maria Martins
(1997). A escolha desta pesquisa é devido a minha trajetória de mulher negra e à
priorização dos estudos em dança em referência às culturas populares afro-brasileiras e
afro-ameríndias. O Congado, cultura local mineira, é meu estudo iniciado na graduação
em Dança na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e que continua neste mestrado. O
destaque para as mulheres negras é uma escolha política pelo nosso protagonismo ainda
pouco reconhecido e também pelo meu interesse de vida e estudo, que perpassa por uma
luta antirracista em contexto de racismo estrutural. Para apresentar meu lugar de fala,
dialogo com Djamila Ribeiro (2017) em discussão sobre interseccionalidades
(RIBEIRO, 2017; AKOTIRENE, 2018). Para articular minhas concepções teóricometodológicas
e os caminhos da criação artística, escolhi as autoras: Leda Maria
Martins (1997; 2002; 2003), que trata da oralitura e da afrografia; Conceição Evaristo
(2003; 2016), que conceitua a escrevivência; Armindo Bião (1995; 1999) e Daniela
Amoroso (2009; 2019) – referências da etnocenologia e, especificamente, do Skènos,
dispositivo de pesquisa e criação desenvolvido por Daniela Amoroso (2009;2019) –,
que sustentam a metodologia escolhida para este trabalho baseada na descrição
etnográfica no corpo e em laboratórios de pesquisa e criação; e Renata Silva (2011;
2012; 2014; 2015), referência do processo de criação em dança. Com todas essas
orientações, traço grafias em dança em processo de criação nomeado Andeja nos
Ventos, que apresento em dança e escrita textual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Congadas - Paula Cândido (MG) | pt_BR |
dc.subject | Corta-ventos | pt_BR |
dc.title | Processo de criação em dança Andeja nos Ventos: caminhos abertos pelas corta-ventos, mulheres negras, congos da banda de Airões-MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Conrado, Amélia | - |
dc.contributor.referees | Pronsato, Laura | - |
dc.publisher.departament | ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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