Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33530
Tipo: Tese
Título: A ludicidade na formação de professores de química: princípios para uma perspectiva crítica.
Autor(es): Lima, Luiza Renata Felix de Carvalho
Autor(es): Lima, Luiza Renata Felix de Carvalho
Abstract: A ludicidade tem se consolidado como um campo de estudo em constante ascensão no ensino de Química. Entretanto, tais estudos nem sempre apresentam uma fundamentação teórica que subsidie as atividades lúdicas no contexto escolar, levando em consideração, especificamente, o ensino e a aprendizagem dos conhecimentos químicos, tampouco uma formação que possibilite ao professor atuar nesse sentido. É justamente por compreender a necessidade da fundamentação no campo da ludicidade que a presente tese de doutoramento tem como objetivo propor princípios para orientar a formação de professores para o lúdico, a partir dos fundamentos da psicologia histórico-cultural. Trata-se de uma pesquisa teórica que se debruça na compreensão do processo formativo do professor de Química para atuar de forma crítica no campo da ludicidade. Como pressuposto teórico, tem-se a psicologia histórico-cultural e o materialismo histórico-dialético defendido por Lév Vigotski e demais colaboradores, que assume a dialética no processo de ensino e aprendizagem, de modo a contribuir com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores nos alunos, tendo em vista que os instrumentos pedagógicos no ensino de Química possuem uma forte influência das bases hegemônicas – o que implica em um esvaziamento teórico e pedagógico. Nesse sentido, formar o professor para o lúdico em uma perspectiva crítica é justamente um caminho para superação do esvaziamento posto. Foi exatamente pensando na superação da hegemonia difundida no processo formativo para o lúdico que os princípios elencados nesse estudo se constituíram como possíveis norteadores do trabalho pedagógico, no sentido de formar o professor para o lúdico para que, por meio dessa formação, as atividades lúdicas sejam utilizadas de modo consciente e em suas máximas potencialidades. Na tese, a partir das análises tecidas, foi possível evidenciar que as atividades lúdicas se dão como uma forma entre tantas outras que podem ser trabalhadas no contexto educacional. Também foi possível elucidar que as atividades lúdicas em si não têm uma teoria pedagógica, uma vez que elas podem ser trabalhadas em diferentes teorias, fato que implica na necessidade de superação da associação destas diretamente com as pedagogias hegemônicas. No que compete à organização das atividades lúdicas, apresentamos a problemática que julgamos imprescindível nesse processo, que consiste na compreensão da dialética existente entre a cultura lúdica do professor e a cultura lúdica do estudante. Por fim, evidenciamos os elementos políticos implícitos e explícitos na atividade lúdica. Defendemos que, por meio da compreensão dos princípios postos, seja possível se pensar em uma fundamentação da formação do professor para o lúdico em uma perspectiva crítica, especialmente, no ensino de Química.
ABSTRACT Playfulness has consolidated itself as a field of study in constant growth in the teaching of Chemistry. However, such studies do not always present a theoretical foundation that subsidizes ludic activities in the school context, taking into account, specifically, the teaching and learning of chemical knowledge, nor a training that allows the teacher to act in this direction. It is precisely by understanding the need for reasoning in the field of playfulness that the present doctoral thesis aims to propose principles to guide the training of teachers towards playfulness, based on the foundations of historical-cultural psychology.It is a theoretical research that focuses on understanding the formation process of the Chemistry teacher to act critically in the field of playfulness. As a theoretical assumption, there is the historical-cultural psychology and the historical-dialectical materialism defended by Lév Vigotski and other collaborators, who assume the dialectic in the teaching and learning process, in order to contribute to the development of higher psychic functions in students , considering that the pedagogical instruments in the teaching of Chemistry have a strong influence of the hegemonic bases - which implies a theoretical and pedagogical emptying. In this sense, training the teacher for playfulness in a critical perspective is precisely a way to overcome the void. It was exactly thinking about overcoming the hegemony spread in the formative process for the playful one that the principles listed in this study were constituted as possible guiding of the pedagogical work, in the sense of training the teacher for the playful one so that, through this formation, the playful activities are used consciously and to their maximum potential. In the thesis, from the woven analyzes, it was possible to show that recreational activities take place as one form among many others that can be worked in the educational context. It was also possible to clarify that the play activities themselves do not have a pedagogical theory, since they can be worked on different theories, a fact that implies the need to overcome their association directly with the hegemonic pedagogies. In what concerns the organization of playful activities, we present the problem that we consider essential in this process, which consists of understanding the dialectic between the playful culture of the teacher and the playful culture of the student. Finally, we highlight the political elements implicit and explicit in the ludic activity. We argue that, through the understanding of the principles put forward, it is possible to think of a foundation for teacher training for playfulness in a critical perspective, especially in the teaching of Chemistry.
Palavras-chave: Ludicidade
Psicologia Histórico-Cultural
Formação de Professores
Playfulness
Historical-Cultural Psychology
Teacher training
Professores de química - Formação
Química - Estudo e ensino (Superior)
Psicologia - Sócio - histórica
Teoria Sócio - histórico - cultural
Playfulness
Historical-Cultural Psychology
Teacher training
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
UFBA-UEFS
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências/Universidade Estadual de Feira de Santana
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33530
Data do documento: 7-Jun-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE LUIZA VERSÃO FINAL Repositório UFBA.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.