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Tipo: Tese
Título: As relações sociais de estudantes surdos na educação superior
Autor(es): Jesus, Francislene Cerqueira de
Autor(es): Jesus, Francislene Cerqueira de
Abstract: A presente pesquisa doutoral problematiza as relações sociais estabelecidas por estudantes surdos na Educação Superior a partir dos relatos de suas memórias coletivas. Para tanto, foram pesquisadas e analisadas as relações sociais de estudantes surdos por meio das narrativas de suas memórias coletivas, a fim de compreender como eles constituem suas relações sociais na Educação Superior, no contexto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Alguns estudos teóricos foram referenciados para embasar esta pesquisa no que tange à educação de surdos: Quadros (1997, 2004, 2005, 2014), Soares (1999), Skliar (2016), Fernandes (2003), Machado (2008), Bisol e Valentini (2012), Lacerda (2009, 2011 e 2013). Para compreender as relações sociais de estudantes surdos, pautou-se nos estudos de Halbwachs (1990, 2006), Amorin (2013), Mendonça (2007), Felix (2008), Sanchis (2011), dentre outros. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em grupos focais, utilizando protocolos para direcionar os temas a serem discutidos nos grupos e realizar as entrevistas semiestruturadas com os alunos surdos. Elas foram gravadas e traduzidas simultaneamente em Língua de Sinais e, posteriormente, para a Língua Portuguesa. Algumas categorias foram analisadas, a saber: a) os tipos de relações sociais que os estudantes surdos constroem; b) as estratégias educacionais para o estabelecimento dessas relações sociais; e c) as barreiras para as relações sociais dos surdos na universidade. Como resultado dessas análises, percebe-se que os surdos estabelecem diversas relações na universidade, usando como meio de comunicação a Libras e também a língua oral com os professores, colegas e demais profissionais. Os surdos também apresentaram diferentes estratégias para que essas relações fossem efetivadas e superadas as barreiras comunicacionais, atitudinais e tecnológicas nos processos interacionais na Educação Superior. Foi visto que a falta de comunicação inviabiliza as relações sociais desses estudantes universitários. A pesquisa mostrou que existem desafios que ainda precisam ser vencidos pela instituição de ensino superior para que o processo inclusivo de estudantes surdos seja efetivado e estabelecidas relações sociais simétricas entre os surdos e ouvintes.
ABSTRACTS: This doctorate research problematizes the social relations settled by deaf students at higher education through collective memories accounts. For this purpose, reports were collected and analyzed in order to comprehend how these students set their social relations at Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia’s (UESB) context through their narratives based on collective memories. The following theorical studies in the field of the deaf education support this thesis: Quadros (1997, 2004, 2005, 2014), Soares (1999), Skliar (2016), Fernandes (2003), Machado (2008), Bisol and Valentini (2012), Lacerda (2009, 2011, 2013). To comprehend the theoretical aspect of deaf students’s social relations we were guided by Halbwachs (1990, 2006), Amorim (2013), Mendonça (2007), Felix (2008), Sanchis (2011), and others. Data were collected through interviews following protocols previously shared with the focal group in order to guide the topics discussed collectively and allow the semi-structured interviews with the students. These interviews were recorded and translated from Brazilian Sign Language (LIBRAS) to portuguese. The following categories were analyzed: a) types of social relations settled by deaf students; b) educational strategies which enable these relations; c) the obstacles faced by deaf students inside university’s context. The results of this analysis demonstrated that these students set several relations at the university, using both LIBRAS and oral language as means of communication with their teachers, colleagues and other professionals. They either presented several strategies to improve their relations and overcome the communicational, attitudinal and technological barriers within social interactions at higher education. It became clear that a lack of communication disturbs the social relations between those students. This research display challenges to university about the effective inclusion process of deaf students in order to implement and establish symmetric social relations between deaf and listener people.
Palavras-chave: Surdos
Relações Sociais
Educação Superior
Social Relations.
Higher Education
Deafs
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33521
Data do documento: 31-Mai-2021
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