Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorJesus, Francislene Cerqueira de-
dc.creatorJesus, Francislene Cerqueira de-
dc.date.accessioned2021-05-31T16:56:59Z-
dc.date.available2021-05-31T16:56:59Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.date.submitted2020-08-21-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33521-
dc.description.abstractA presente pesquisa doutoral problematiza as relações sociais estabelecidas por estudantes surdos na Educação Superior a partir dos relatos de suas memórias coletivas. Para tanto, foram pesquisadas e analisadas as relações sociais de estudantes surdos por meio das narrativas de suas memórias coletivas, a fim de compreender como eles constituem suas relações sociais na Educação Superior, no contexto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Alguns estudos teóricos foram referenciados para embasar esta pesquisa no que tange à educação de surdos: Quadros (1997, 2004, 2005, 2014), Soares (1999), Skliar (2016), Fernandes (2003), Machado (2008), Bisol e Valentini (2012), Lacerda (2009, 2011 e 2013). Para compreender as relações sociais de estudantes surdos, pautou-se nos estudos de Halbwachs (1990, 2006), Amorin (2013), Mendonça (2007), Felix (2008), Sanchis (2011), dentre outros. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em grupos focais, utilizando protocolos para direcionar os temas a serem discutidos nos grupos e realizar as entrevistas semiestruturadas com os alunos surdos. Elas foram gravadas e traduzidas simultaneamente em Língua de Sinais e, posteriormente, para a Língua Portuguesa. Algumas categorias foram analisadas, a saber: a) os tipos de relações sociais que os estudantes surdos constroem; b) as estratégias educacionais para o estabelecimento dessas relações sociais; e c) as barreiras para as relações sociais dos surdos na universidade. Como resultado dessas análises, percebe-se que os surdos estabelecem diversas relações na universidade, usando como meio de comunicação a Libras e também a língua oral com os professores, colegas e demais profissionais. Os surdos também apresentaram diferentes estratégias para que essas relações fossem efetivadas e superadas as barreiras comunicacionais, atitudinais e tecnológicas nos processos interacionais na Educação Superior. Foi visto que a falta de comunicação inviabiliza as relações sociais desses estudantes universitários. A pesquisa mostrou que existem desafios que ainda precisam ser vencidos pela instituição de ensino superior para que o processo inclusivo de estudantes surdos seja efetivado e estabelecidas relações sociais simétricas entre os surdos e ouvintes.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACTS: This doctorate research problematizes the social relations settled by deaf students at higher education through collective memories accounts. For this purpose, reports were collected and analyzed in order to comprehend how these students set their social relations at Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia’s (UESB) context through their narratives based on collective memories. The following theorical studies in the field of the deaf education support this thesis: Quadros (1997, 2004, 2005, 2014), Soares (1999), Skliar (2016), Fernandes (2003), Machado (2008), Bisol and Valentini (2012), Lacerda (2009, 2011, 2013). To comprehend the theoretical aspect of deaf students’s social relations we were guided by Halbwachs (1990, 2006), Amorim (2013), Mendonça (2007), Felix (2008), Sanchis (2011), and others. Data were collected through interviews following protocols previously shared with the focal group in order to guide the topics discussed collectively and allow the semi-structured interviews with the students. These interviews were recorded and translated from Brazilian Sign Language (LIBRAS) to portuguese. The following categories were analyzed: a) types of social relations settled by deaf students; b) educational strategies which enable these relations; c) the obstacles faced by deaf students inside university’s context. The results of this analysis demonstrated that these students set several relations at the university, using both LIBRAS and oral language as means of communication with their teachers, colleagues and other professionals. They either presented several strategies to improve their relations and overcome the communicational, attitudinal and technological barriers within social interactions at higher education. It became clear that a lack of communication disturbs the social relations between those students. This research display challenges to university about the effective inclusion process of deaf students in order to implement and establish symmetric social relations between deaf and listener people.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação e Amparo á pesquisa (FAPESB) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Doutorado Sanduíche no Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectRelações Sociaispt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectSocial Relations.pt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectDeafspt_BR
dc.titleAs relações sociais de estudantes surdos na educação superiorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coAlmeida, Wolney Gomes-
dc.contributor.refereesLacerda, Cristina Broglia Feitosa de-
dc.contributor.refereesBastos, Edinalma Rosa Oliveira-
dc.contributor.refereesSantos, Fernanda Maria Almeida-
dc.contributor.refereesPimentel, Susana Couto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - AS RELAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR- FRANCISLENE CERQUEIRA DE JESUS.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.