Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33179
metadata.dc.type: Tese
Title: Emergências no processo de interação da criança com transtorno do espectro autista: um estudo de caso em Salvador/Bahia
Authors: Barreto, Monica Isabela de Cerqueira
metadata.dc.creator: Barreto, Monica Isabela de Cerqueira
Abstract: A presente tese intitulada Emergências no processo de interação da criança com transtorno do espectro autista: um estudo de caso em Salvador/Bahia procurou verificar como o processo de interação em contexto escolar auxilia o desenvolvimento socioemocional da criança com o Transtorno do Espectro Autista- TEA no contexto escolar. Durante a pesquisa, procurou-se identificar, descrever e analisar situações de interação entre o professor e a criança com TEA e entre a criança com TEA e seus colegas, identificar estratégias de interação realizadas pelo aluno com TEA, descrever e analisar elementos socioemocionais que podem surgir durante processo de interação entre aluno com TEA/professor e aluno com TEA/alunos e identificar indicadores pedagógicos que auxiliem no processo de interação e no desenvolvimento socioemocional desta criança. Optou-se por aliar as metodologias estudo de caso e a análise microgenética. Foram utilizados para coletar dados os seguintes instrumentos: um questionário, as observações, os vídeos e um diário de campo. Participou da pesquisa a criança com TEA, o professor e os colegas. Os resultados revelaram que o processo de interação estabelecido entre a criança com TEA e a professora e entre a criança com TEA e os colegas impulsionam o aparecimento de elementos emocionais que se encontram latentes.
Keywords: Interação Socioemocional Autismo Análise microgenética
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33179
Issue Date: 31-Mar-2021
Appears in Collections:Tese (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Doutorado.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.