Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33154
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O ensino elementar em Jacobina: uma perspectiva histórica ( 1820-1840) |
Authors: | Silva, Ivanilda Gonçalves da |
metadata.dc.creator: | Silva, Ivanilda Gonçalves da |
Abstract: | A presente pesquisa sobre o inicio da educação básica em Jacobina (1820 – 1840) cumpre com a perspectiva de sinalizar as raízes da educação no município, referendadas por aportes teóricos sobre os fatos catalogados, a partir de uma abordagem analítica, resultando em conhecimentos críticos e reflexivos sobre os saberes articulados, procurando destacar a metodologia, o currículo, as relações sócias pedagógicas, a partir dos primeiros educadores do lugar nos séculos XVIII período de fundação da cidade e de introdução dos primeiros vultos de ensino, que auxiliam na compreensão dos fatos posteriores sobre o século XIX quando a educação do então vilarejo se legitima sobre bases legais e estruturais. A pesquisa tem a finalidade precípua de acrescentar informações relevantes sobre a História da Educação Baiana e o inicio da educação pública no município de Jacobina, em virtude das lacunas vislumbradas no decurso dos estudos realizados e, do desejo de contribuir com a aquisição de conhecimentos relevantes para a história educacional da localidade, revelados no presente trabalho de maneira condizente a proposta original da investigação sobre a origem educacional de Jacobina. |
Keywords: | Educação básica História da educação Jacobina |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | Faced-UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33154 |
Issue Date: | 29-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ivanilda Gonçalves da Silva.pdf | 658,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.