Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33144
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O lúdico na educação infantil: entre o pensar e o agir
Authors: Rejala, Thaise Silva
metadata.dc.creator: Rejala, Thaise Silva
Abstract: Esta monografia buscou investigar as contribuições da ludicidade para a educação infantil. Para isso foi feito inicialmente uma pesquisa bibliográfica, reunindo os principais conceitos sobre a importância do lúdico para a criança e posteriormente um estudo de caso para observar com o lúdico está sendo utilizado na escola, para isso foram feitas visitas em duas instituições, sendo uma particular, localizada num bairro nobre de Salvador e outra pública, inserida num bairro popular da cidade, nas quais foram observadas crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. A pesquisa conta com quatro capítulos, no primeiro foi feita uma retrospectiva histórica da infância, em âmbito mundial e nacional, com ênfase para o momento em que a criança passou a ser fator central de preocupação da sociedade. O segundo ressalta a importância do brincar para o universo infantil. O terceiro traz a relação da ludicidade com a educação de crianças, ressaltando a importância deste na aprendizagem e o importante papel do docente na educação lúdica. O quarto traz o relato das observações feitas nas instituições de educação infantil, fazendo uma análise entre a teoria e a prática.
ABSTACTS: This monograph investigates the contributions of playfulness to early childhood education. To this was initially a literature search, bringing together key concepts about the importance of play for the child and later a case study to observe the playful being used in school visits were made to it in two institutions, with a particular located in a neighborhood of Salvador and one public, immersed in a popular neighborhood in the city, where they were observed in children aged 4 and 5 years. The research comprises four chapters, the first was a historical retrospective of childhood, globally and nationally, with emphasis on the moment when the child became a central factor of social concern. The second emphasizes the importance of play for the infant universe. The third brings the relationship of playfulness to the education of children, emphasizing the importance of learning and the important role of teachers in education lúdica.O fourth presents the report of the observations made in educational institutions, making an analysis of theory and practice.
Keywords: Ludicidade
Aprendizagem
Educação infantil
Playfulness
Learning
Early childhood education
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33144
Issue Date: 29-Mar-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAISE SILVA REJALA.pdf297,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.