https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33119
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As aulas de robótica educacional, na perspectiva das inteligências múltiplas |
Autor(es): | Figueiredo, Mariana César |
Autor(es): | Figueiredo, Mariana César |
Abstract: | Esta monografia apresenta-se por meio de uma Pesquisa Qualitativa, do tipo estudo de caso, com enfoque na Oficina de Robótica de um colégio da rede particular de Salvador-BA. Em seu desenvolvimento, consta de: um capítulo dedicado aos estudos da Inteligência, desde o seu histórico, abordando os testes psicométricos, desenvolvidos por Alfred Binet, até a teoria da pluralidade cognitiva, proposta por Gardner; um capítulo dedicado a uma abordagem das tecnologias educacionais, contemplando teóricos que adotam uma linha de pensamento mais atual, incluindo a Robótica Educacional em seus achados; um capítulo de cunho metodológico, no qual, através de um estudo de caso, identifico a relação entre as Inteligências Múltiplas e a Robótica Educacional, conectando os dois temas. Como resultado, utilizo o último capítulo para fazer as considerações finais sobre as duas temáticas, suas significativas contribuições para o reconhecimento das diferenças em sala de aula e a possibilidade do desenvolvimento cognitivo das crianças nas Oficinas de Robótica. ABSTRACTS: This monograph is presented through a qualitative research, the case study, focusing on Robotics Workshop of a particular college network of Salvador-BA. During its development, consists of: a chapter dedicated to the studies of Intelligence, since its history, approaching the psychometrical tests, developed by Alfred Binet, until the theory of cognitive plurality, proposed by Gardner; a chapter dedicated to relate the educational technologies, contemplating theoretical, whose adopt an actual line’s thought, including the Educational Robotic in its finding; a chapter of methodological stamp, which through a study of the case, I identify the relation between the Multiple Intelligences and Educational Robotic, connecting both themes. As a result, I use the last chapter to make the final considerations about both subjects, its significant contributions for the recognition of the differences in a classroom and a possibility of cognitive development on children in the Robotics’ Workshop. |
Palavras-chave: | Inteligências múltiplas Gardner Pluralidade Cognição Tecnologia Robótica educacional Multiple intelligences Gardner Plurality Cognition Technology Educational robotic |
CNPq: | Tecnologia Educacional |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33119 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANA CÉSAR FIGUEIREDO.pdf | 536,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.